Algumas regras devem ser lembradas para você acertar sempre:

Vestido de alças e com grandes decotes não comportam sapatos fechados porque carregam o visual. As sandálias com tiras finas são sempre mais apropriadas. Os sapatos fechados combinam com vestidos menos decotados e com tecidos mais grossos.

Uma dica é essencial: saltos finos estão para festas assim como festas estão para saltos finos.

Nem sempre ser alta traz vantagens na hora de se vestir e nem todas as mulheres altas têm o porte da modelo e apresentadora Ana Hickmann - que do alto de seu 1.85m de altura (sendo 1.20m de só de perna)- abusa dos saltos e de todo o tipo de roupa. A mulher alta precisa saber escolher bem as roupas para não ficar desengonçada e nem parecer um "poste".

Altas e magras

As altas e magras devem evitar usar roupas de uma mesma cor. Os looks monocromáticos deixam a pessoa mais alongada e com certeza não é isso o que uma pessoa muito alta procura. O ideal é colorir. Para isso, estampas grandes ou miúdas caem muito bem.

Para as que tem as pernas muito longas em relação ao corpo, a consultora sugere usar peças mais compridas na parte de cima e calças de cintura baixa. Looks como esse também favorecem as altas que não têm cintura definida.

Para a parte de baixo, indica-se ainda as calças pantalonas ou de boca mais larga. Minissaias e shortinhos não são proibidos, mas muito curtos não caem bem. Minissaias com 15cm acima dos joelhos são ideais.

Altas acima do peso ideal

As mulheres que estão acima do peso e têm quadril largo devem usar calças e saias mais secas e blusas que cubram, ligeiramente, o quadril.

"Elas devem chamar a atenção para o rosto, os ombros e colo com decotes em ´V´ ou em ´U´, roupas não muito largas e abusar das cores escuras, pois os tons claros aumentam a silhueta. Também devem evitar estampas miúdas ou muito grandes", explica.

Já as altas que têm ombros largos, bustos volumosos e pernas finas devem usar saias evasês (nem tão armadas, nem tão justas) e calças pantalonas de cores fortes ou estampadas. "Nesse caso é preciso criar uma assimetria e disfarçar o volume da parte de cima com cores neutras", ensina.

Para completar, o uso de acessórios. As altas se valorizam com brincos e colares compridos, além de echarpes e lenços.

Sapatos
As altas ficam bem de rasteirinhas e sapatilhas, mas não precisam abrir mão dos saltos. "Como já são altas e para não ficar desengonçadas o ideal é usar saltos médios, sem exageros".