Oculos com estilo

Uma ajudinha para saber qual o oculos que combina com você.

Eis algumas das características físicas mais importantes na hora de escolher a melhor armação:

- Formato dos olhos: se são juntos, separados, grandes, puxados....

- Largura e tamanho do nariz: o apoio da armação deve ser confortável, não marcar e não incomodar;

- Formato e espessura da sobrancelha: a armação não pode cobrir a sobrancelha, deve ficar sempre alguns milímetros abaixo dela para não atrapalhar a expressão do rosto;

- Largura do rosto: as hastes dos óculos não podem apertar nem marcar as laterais do rosto. Isso pode causar até dores de cabeça;

- Formato do rosto. Formato do rosto A forma da armação deve adequar-se ao formato do seu rosto.

*Se o seu rosto for redondo, use uma armação oval, mas nunca use uma redonda, pois deixará o seu rosto mais redondo ainda.

Para isso segue as seguintes indicações.

Rosto triangular, achatado ou comprido - Orosto triangular tem a testa larga e o queixo fino. Use armações estreitas para ganhar maior equilíbrio e fazer o maxilar parecer mais largo.

Rosto quadrado - Este tipo de rosto tem a testa e queixo largos com maxilares salientes, sugerindo um ar quase austero e pede óculos que suavizem os contornos rígidos. As armações ideais devem ser em formato oval em materiais claros que ampliam a área dos olhos, de forma a quebrar a rigidez das formas.

Rosto redondo - Os óculos de formato quadrado ou rectangular ajudam a suavizar este tipo de rosto. Armações nestes formatos disfarçam o queixo e a testa salientes.

Hastes grossas evidenciam o triângulo olhos-boca-nariz, suavizando o contorno do rosto. Aposte nas armações de tons claros e que ao contrário das escuras, aumentam a área ocupada pela armação disfarçando os volumes acima e abaixo da linha dos óculos.

Rosto oval - Considerado flexível, este formato de rosto aceita bem qualquer corte de cabelo ou óculos. O formato equilibrado não evidencia a testa, o queixo ou os maxilares, permitindo olhos, nariz e boca sempre em primeiro plano. Isto faz com que aceite as mais diferentes armações, em especial as de formato redondo, que emolduram e valorizam o rosto. Este rosto pode abusar das cores (de acordo com o tom de pele), pois fica sempre à frente dos óculos. Cor dos olhos, da pele e do cabelo.

A cor da armação deve combinar com a cor dos seus cabelos e não com a dos seus olhos. Sendo assim existem estas opções:

Cabelo ruivo e castanho-claropele dourada ou rosada: armações transparentes, prata, tons frios ou um pouco descoloridos (efeito desbotado pelo sol)

Castanho-escuropele clara: armações prata ou preta, azul-escuro, vermelha e tons intensos de cores frias (violeta e cinza, por exemplo).

Loiropele dourada: armações mescladas de cores escuras ou claras, tons salmão.

Castanho-escuropele morena: armações corais, turquesa ou mescladas de cores claras.