Dicas para comprar um sapato que não machuque os pés.

Comprar sapato nunca é fácil. Ou aperta o dedão, ou esmaga o dedinho, ou raspa o peito do pé, ou machuca o calcanhar, ou o sapato é estranho. Alguns conselhos podem ser de muita utilidade na hora de comprar os sapatos. Confira:

- Sapato confortável não significa necessariamente sapato feio. Ele pode não ser o mais bonito da loja comparado àquele scarpin de bico fino e salto agulha, mas mais feio ainda é sair mancando por aí por conta de dor nos pés.

- Tente sair para fazer compras de calçado ao final do dia, quando os pés estão mais chatos (compridos) por passar o dia todo suportando o corpo e mais inchados. Assim você não corre o risco de comprar um sapato confortável de manhã que vai ficar “misteriosamente” apertado em um evento noturno.

- Não compre o sapato sem experimentar e muito menos se engane com o número. Às vezes o tamanho 37 pode ser o ideal na maioria das vezes, mas um par específico pode ficar bom só no 38.

- Coloque os dois pés do calçado e ande pela loja. Levante, fique parada por alguns minutos, caminhe para lá e para cá. A noção de conforto vai ser dada neste momento.

- Não confie no vendedor que, ao afirmar não ter número maior, responde em seguida: “mas leva este mesmo, ele laceia depois!”. Em primeiro lugar, ninguém merece ficar usando dez vezes até o material ceder e em segundo, nunca existe a garantia de que o material realmente vai alargar.

Conheça melhor cada sapato feminino

Chanel
Criado pela estilista francesa Coco Chanel. Dá a impressão que os pés são menores. A princípio era bicolor e envernizado, atualmente assume qualquer versão e combina com tailleurs, vestidos, saias e calças curtas.

Mocassim
Feito primeiramente pelo índios americanos, é considerado um calçado mais moderno independente da altura do salto. Os modelos de salto baixo caem bem com bermudas ou calças capri. Para coordenar com terninhos, os de salto alto são mais indicados.

Peep toe
Esse calçado pode ser mais decotado ou não. Por não ter bico, alonga a silhueta. Combina com quase todos os tipos de roupa e é ideal para as mais baixinhas.

Sapatilha
Obviamente inspirada nos sapatos de ballet, as sapatilhas combinam com bermudas, shorts, calças capri, minissaias ou longas.

Mule
Esse modelo tem origem em um chinelo marroquino bastante popular na Turquia. Vai bem com vestidos, saias na altura dos joelhos e shorts. É um estilo mais informal e deve ser evitado com calças compridas, pois a bainha fica entrando no sapato. Por mais estranho que pareça, as mules rasteirinhas são mais elegantes do que as de salto alto.

Sandália
É o modelo mais antigo de calçado e teve sua origem no mediterrâneo. Quanto mais aberto o modelo, e mais alto o salto, mais sexy será. Para usá-la é necessário ter os pés bem cuidados. As sandálias combinam com qualquer visual, porém as de amarrar encurtam e engrossam as pernas.

Escarpim
É curinga de todo guarda-roupa feminino. Mesmo estampado ou colorido, continua elegante. Fica ótimo com roupa de alfaiataria e combina com ambiente de trabalho.

Boneca
É uma versão mais romântica da sapatilha. Mais feminina, é ideal para saias, calça corsário e blusas com babados e laçinhos.