A Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis do Rio de Janeiro, levará para o desfile do Carnaval 2026 na Marquês de Sapucaí, o enredo sobre o tradicional BEMBE DO MERCADO uma festa de acontece a 136 anos no largo do Mercado em Santo Amaro.

Esse festejo comemora a abolição da escravatura e é realizado na semana do 13 de maio. Festa essa que em 2019 recebeu o título de Patrimônio cultura Nacional e em 2012 o título de patrimônio imaterial da Bahia.
Nesta segunda-feira dia 14 de abril de 2025, uma comitiva da Escola de Samba esteve em Santo Amaro, onde foi recebida pelo Perfeito da Cidade Sr. Fláviano Bonfim e o secretário de Cultura Reinaldo Lobo e a Associação Cultural Bembe do Mercado, além de vários babalorixá e Yalorixas.
O presidente da Escola Almir Reis ressaltou: Para nós, é um orgulho contar mais uma história de protagonismo e resistência preta na Sapucaí. É a nossa identidade, está no nosso DNA, e é como a comunidade Nilopolitana se vê.
O Bembe e a Beija flor tem muito em comum, e estamos muito feliz e honrados em apresentar essa cerimônia, tão valiosa para todo o Brasil.
A comitiva segue sua visitação para se aprofundar na história.
Os festejo do Bembe esse ano acontece entre os dias 10 e 18 de maio no largo do Mercado municipal. A notícia da escolha do errado, deixou toda cidade num clima de euforia. Na sessão da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira aprovou uma Moção de Aplausos e agradecimento para a Escola de Samba.
A cidade já teve em outras duas oportunidades enredos exaltando seus personagens culturais em 2016 a Mangueira foi Campeã com homenagem a Maria Betânia e em 2023 o Império Serrano foi campeão com a homenagem ao Capoeirista Besouro Mangangá. Espera dessa vez o mesmo efeito.