O concurso público realizado em Conceição do Jacuípe, dia 13 de outubro de 2024, organizado pelo Instituto Bahia Concursos, está sendo alvo de críticas e suspeitas entre candidatos e a população.
O fato é que diversos cargos de confiança da prefeita Tânia Yoshida, incluindo aliados políticos, foram aprovadas com notas expressivas, o que gerou questionamentos sobre a lisura do processo.
O fato de ter entre os aprovados pessoas próximas à gestão da prefeita, como a presidente da Câmara e o motorista da prefeita.
A desconfiança aumentou ao se descobrir que 19 das 60 vagas disponíveis para guarda municipal foram ocupadas por pessoas com conexão direta com a gestão de Tânia Yoshida.
A lista de aprovados inclui, além do motorista e da vereadora, assessores e até uma secretária municipal.
Os candidatos também relataram falhas na organização da prova, como gabaritos errados, provas fora dos pacotes e candidatos que não receberam as provas no dia do exame.
O professor Robson Marques, responsável pelo canal no YouTube Monster Concursos, fez um vídeo sobre o caso e questionou a coincidência aparente. “Existe aqui a afirmação de que houve fraude? Não, não posso fazer essa afirmação, prefeita. O que eu posso é dar voz a muitas pessoas que estão vindo nas nossas redes sociais questionando o que está acontecendo, esse acontecimento, esse sucesso dos avaliadores”, declarou, ressaltando que a quantidade de reclamações sobre o concurso é uma acusação de que algo precisa ser esclarecido.
Outro caso indicado
Aprovados para cargo de auditor hospitalar no concurso de Conceição do Jacuípe são funcionários da Prefeitura e fizeram a prova em sala separada dos demais concorrentes
Devido a todas essas denuncias e reclamações o Vereador Denilson publicou uma nota informando que vai averiguar imparcialmente tudo.
Com informações das redes sociais e do Blog do Velame