A) PLESSO – REVESTIMENTO DO ESPÍRITO
Vamos examinar oito textos bíblicos em Lucas e Atos, onde encontramos o verbo Plesso. Não será difícil notar que, nos lugares onde ele aparece, o "ser cheio" aponta para uma situação que não existia antes. Simplesmente algo aconteceu; isto é, as pessoas "ficaram cheias do Espírito", indicando que não estavam cheias antes. O enchimento aconteceu em dado momento, mas não era um "estado".
Devemos observar também, que tal "enchimento" visa sempre capacitar o crente a realizar um trabalho para seu Senhor. Era o cumprimento da promessa de Jesus dada em Lucas 24:49 e Atos 1:8. Tal "revestimento" de poder visava capacitar os discípulos a testemunhar pelo Senhor Jesus.
1. JOÃO BATISTA
“... porque ele será grande diante do Senhor; não beberá vinho, nem bebida forte; e será cheio (Plesso) do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe" (Luc. l:15).
Sabemos que a pessoa aqui referida é João Batista. O anjo disse que ele seria cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. Isto quer dizer que ele já era salvo mesmo antes de nascer? Claro que não!
Devemos lembrar que João foi o último dos profetas do Velho Testamento (Mt. 11:13) e, segundo o ensinamento do Novo Testamento, o Espírito só seria dado depois da glorificação de Jesus (Jo.7:39b). Todavia, encontramos referências à Pessoa e obra do Espírito Santo no Velho Testamento. Por exemplo:
"Veio sobre ele (Otniel) o Espírito do Senhor" (Jui.3:10)
"Mas o Espírito do Senhor veio sobre Gideão" (Jui.6:34)
"Então o Espírito do Senhor veio sobre ele" (Jui.14:6)
"O Espírito de Deus veio"sobre Saul" (I Sam.l 0:10)
"O Espírito do Senhor retirou-se de Saul" (ISam.16:14)
"O Espírito do Senhor veio sobre Davi" (I Sam.16:13)
"Então veio o Espírito sobre Amasai" (I Cron.12:18)
"Então veio o Espírito de Deus sobre Azarias" (2 Cron.15:1)
"... não retires de mim o teu Santo Espírito" (Sal.51 :11 )
A palavra "veio" aparece em todos estes versos, menos em um. É nesse sentido que João Batista foi "cheio" desde o ventre materno. No Salmo 51:11, Davi orou pedindo que o Senhor não retirasse dele o Seu Espírito. É claro que não se tratava do Espírito de habitação, mas do Espírito que estava "sobre" Davi. Este é o significado do "revestimento". Vimos acima que o Espírito só seria lhe “dado" depois da glorificação de Jesus.
Nesse sentido de ser "revestido" é que João Batista foi "cheio do Espírito" desde o ventre materno. Ele foi o último dos profetas do Antigo Testamento e, portanto, sua experiência foi semelhante à deles. Era algo de fora para dentro, que acontecia num dado momento e cuja finalidade era passageira.
Agora observe que os versos 16 e 17 de Lucas I nos dão um resumo do que seria a obra que João iria realizar. Dissemos acima que o "revestimento" visa capacitar o servo de Deus a realizar uma determinada obra. Assim aconteceu com João.
2. ISABEL E MARIA
"...Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, saltou a criancinha no seu ventre, e Isabel ficou cheia (plesso) do Espírito Santo" (Luc.1:41).
Maria fora visitar sua prima Isabel. Entrando na casa, abriu sua boca saudando-a e João saltou no ventre de Isabel. Nesse momento ela "ficou cheia" do Espírito Santo e, logo, exclamou em alta voz: "Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre!" (v.42). O fato dela ter ficado cheia do Espírito, a capacitou a fazer tal declaração, proclamando que a criança no ventre de Maria, era o seu Senhor (v.43).
Todavia, tal enchimento era de fora para dentro e passageiro. Uma vez terminada a finalidade para o qual ele fora dado, a experiência passou e Isabel continuou sendo a mesma.