JP Eventos trás galão de Salinas-MG para comemorar o dia da Cachaça em Conceição do Jacuípe

Conceição do Jacuípe já teve tradição em produção de cachaça, tendo dois alambiques que foram desativados, um no São Francisco e outro no Loteamento Manoel de Lota, Rua Sete de Setembro.

Na BR-324 em Amélia Rodrigues também tinha o alambique da Cachaça Saborosa, todos estes foram desativados.

O Dia Nacional da Cachaça ou simplesmente Dia da Cachaça é celebrado em 13 de setembro.

Esta é uma bebida com uma carga simbólica muito grande para a cultura e identidade brasileira. Trata-se de uma das bebidas destiladas de maior consumo mundial.

Origem da Comemoração

A criação do Dia Nacional da Cachaça foi uma iniciativa do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), instituída em junho de 2009.

Ainda existe um projeto de lei do deputado Valdir Colatto e que foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em outubro de 2010, com o objetivo de oficializar a data.
História da Data

O dia 13 de setembro foi escolhido em homenagem a data em que a cachaça passou a ser oficialmente liberada para a fabricação e venda no Brasil, em 13 de setembro de 1661.

Esta legalização, no entanto, só foi possível após uma revolta popular contra as imposições da Coroa portuguesa, conhecida como "Revolta da Cachaça"ocorrida no Rio de Janeiro.
Até então, a Coroa portuguesa impedia a produção da cachaça no país, pois o seu objetivo era substituir esta bebida pela bagaceira, uma aguardente típica de Portugal.

Salinas, município da região norte do estado de Minas Gerais é conhecido como a "capital nacional da cachaça".

Alambique na Rua Sete de Setembro em Conceição do Jacuípe, imagem de arquivo, a chaminé já foi demolida.