Na manhã esta quarta-feira, 22 de janeiro de 2025, religiosos do Terreiro Ilê Axé Omodoré Loni Oluayê, em Santo Amaro- BA, foram surpreendidos com a derrubada de uma árvore sagrada.
A Prefeitura publicou uma nora de esclarecimento, que se segue.

“ESCLARECIMENTO: No atendimento a uma notificação de remoção de uma barraca irregular, emitida ainda na gestão anterior, a equipe designada cometeu um erro ao derrubar uma árvore de grande importância religiosa para a comunidade do Terreiro Ilê Axé Omorodé Loni Omorodé Oluayé. A derrubada da árvore não foi objeto da notificação, e lamentamos profundamente o ocorrido.
Informamos que estamos apurando o ocorrido com rigor para tomar as providências cabíveis, assegurando que situações como essa não voltem a acontecer.
A Prefeitura de Santo Amaro não compactua com nenhum tipo de intolerância religiosa.
Reconhecemos a relevância do candomblé e das demais manifestações religiosas em nossa cidade e reafirmamos nosso compromisso com o respeito, a valorização das diversidades e a preservação do patrimônio cultural e religioso. “

Imagem TV Bahia
De acordo com os religiosos, a árvore, localizada na frente do terreiro, na Avenida Garcia, é considerada sagrada por abrigar assentamentos de Exús.
Segundo a gestão municipal, uma equipe foi designada para atender à notificação de remoção de uma barraca instalada de forma irregular no local. No processo, a árvore também foi derrubada.