VOCÊ REPORTER!

Você pode ajudar a sua comunidade enviando reportagem para o JacuipeNoticias.com. Para isto colha as informações e passe para o E-mail: editor@jacuipenoticias.com.

Para facilitar estaremos passando a você algumas dicas sobre reportagens e texto.
Seja um Reporter a favor de sua cidade.

Tenha cautela ao se informar
Vive-se mais daquilo que se ouve do que daquilo que se vê. Ou seja, vivemos da fé alheia. O ouvido é a segunda porta da verdade e a principal da mentira. Normalmente, a verdade é vista e, excepcionalmente, ouvida. Poucas vezes chega de forma pura a nossos ouvidos, menos ainda quando vem de longe: sempre traz algo da mistura dos ânimos por onde passou. A paixão colore tudo que toca, a favor ou contra. Tenta sempre nos impressionar, por isso é preciso cuidado com quem elogia e mais ainda com quem critica. É necessária muita atenção para descobrir a intenção do intermediário, conhecendo-se de antemão seus interesses e pontos fracos. A cautela deve servir de contrapeso para detectar o que falta e o que é falso.

Dicas para fazer um bom texto:
Para sua notícia ser melhor lida e tenha mais sucesso veja algumas dicas que podem ajudá-lo:
Informações básicas
Procure responder às perguntas:
Quem ou o quê?
Onde?
Quando?
Como?
Por quê?

Qualidade do texto:
Utilize uma linguagem clara e objetiva, escreva frases curtas, evite gírias ou termos difíceis de entender, não use linguagem de internet (vc, tb, pq, td, ksa, etc...), procure não repetir as palavras na mesma frase - use sinônimos
Imparcialidade:
Faça um relato do acontecimento sem tomar posição a seu respeito.
Credibilidade:
Todos os fatos relatados devem ser verdadeiros.

Dicas para fotos:
Enquadramento:
Procure enquadrar a imagem no meio do visor da câmera. Caso seu objeto principal tenha muitas altura, como um prédio, por exemplo, o ideal é que se vire a câmera para bater a foto na vertical. Mantenha sempre uma boa distancia.

Distancia:
Ao fotografar pessoas, posicione-se na altura dos olhos dela. Se você ficar muito longe, perderá detalhes importantes da pessoa ou cena a ser registrada; se ficar muito perto, o foco da imagem ficará comprometido.

Flash:
O uso do flash varia de acordo com a iluminação disponível no momento de captação da imagem. Em fotos contra a luz, por exemplo, o flash pode ser necessário para que o elemento que está em primeiro plano não fique escuro. O Flash funciona entre 0,70cm e 5 metros, acima de 5m o flash perderá o efeito e abaixo de 0,70cm ele desfocará a imagem. O flash mesmo a luz do dia é útil para retirada das sombras da imagem.

Luz:
Sempre que possível aproveite a luz natural posicionando-se de costas à fonte de luz. Os dias nublados são os melhores para suavizar contornos e realçar cores. Os melhores horários para fotografar usando luz natural são o final da tarde e o início da noite.
Tome cuidado com ambientes escuros. Sem a iluminação adequada, a qualidade do vídeo poderá ficar comprometida.
Não deixe de captar imagens adicionais. O material pode ser útil durante a edição.
Evite movimentos bruscos com a câmera. Mudanças muito rápidas causam incômodo no espectador.
Utilize o zoom apenas em último recurso. Prefira andar em direção ao objeto se quiser uma proximidade maior.

Boa Sorte!!!

Tel.: Comercial: (75 8171-9195 / 9145-8129 - Fale conosco