A vara do furor de Deus

Eu sou o homem que viu a aflição causada pela vara do seu furor.
Ele me guiou e me fez andar em trevas e não na luz.
Deveras fez virar e revirar a sua mão contra mim o dia todo. Lamentações de Jeremias 3: 1-3

Certas vezes em nossa vida nos vemos com as coisas ruins acontecendo em sequência, então fazemos varias conjecturas dos motivos de estar acontecendo tudo, além da posição de Deus com relação aos nossos sofrimentos. Um abismo chamando outro abismo, tempo de alma abatida.
Um abismo chama outro abismo ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim. Salmo 42:7
A bem da verdade nunca teremos respostas claras sobre isso, só, talvez na eternidade, porém podemos entender algumas coisas sofre o furor de Deus sobre nós que somos seus servos, ou melhor dissermos sobre o nosso comportamento ante o furor de Deus.

Primeiramente devemos entender que o amor e a ira de Deus fazem parte de sEu caráter, e estão em perfeito equilíbrio, sendo assim o amor não anula a ira, nem vice-versa, porém nós queremos sempre pender para o amor, claro! Contudo a ira sobre o pecado persiste, e nós pecamos sempre.

O Senhor é um Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de indignação; o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos. Naum 1:2

Deus é um juiz justo, um Deus que sente indignação todos os dias. Salmos 7:11

Muitos esquecem inclusive desses versículos acima, porém lembram de cor que Deus é amor I João 4:8 e A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; Lamentação 3:22.
Nunca entenderemos o total de Deus, nem tão pouco conseguiremos entender essa equação de amor e ira Divinos, simplesmente cremos e confiamos.

Há males que vêem para o bem? E daí?

Quando tentamos consolar as pessoas que estão passando por dores, quase automaticamente vêm a nossa mente as passagens, ou melhor, as “chaves bíblicas”: Tudo coopera para o bem (Romanos 8:28), ou o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Salmo 30:5). Contudo quando a pessoa está sofrendo, geralmente ela não quer saber do depois, no momento ela só sente a dor, ela não sabe nem quer imaginar como o acontecimento doloroso será benéfico no futuro, principalmente se for gerada a dor por uma perca de qualquer coisa ou de pessoas como um fim de um relacionamento ou morte.
Então em momentos de grande dor, seria melhor seguir o exemplo dos amigos de Jó, que foram dar consolo, mas ficaram calados perante a grande dor que viram no amigo.
E ficaram sentados com ele na terra sete dias e sete noites; e nenhum deles lhe dizia palavra alguma, pois viam que a dor era muito grande. Jó 2:13
A verdade é que não sabemos nada do futuro e nem o porquê do sofrimento, sendo assim o silencio é a coisa mais sabia a se fazer, esta é a lógica; dar o seu apoio, o ombro amigo em silêncio.

Ficando abalado

Quanto a mim, dizia eu na minha prosperidade: Jamais serei abalado.
Tu, Senhor, pelo teu favor fizeste que a minha montanha permanecesse forte; ocultaste o teu rosto, e fiquei conturbado. Salmo 30: 6-7

Hoje com tantas mensagens sobre prosperidade e vitórias, o que acontece é que damos mais valor às riquezas e deixamos de tributar para Deus a honra devida, pois tudo vem de Deus, e como o versículo acima registra na prosperidade nós confiamos, e as vezes confiamos nas posses e não em Deus. Então esta é a hora que Deus quer se revelar a nós. Mostrar a nossa pequenez e a sua Grandeza.
Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem.
Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. Salmo 103: 13-14

Então nesta hora, quando nos sentimos abalados, realmente é uma hora difícil, não entendemos nada, sentimos a “vara do furor de Deus” e não sabemos para que. Assim o que resta é esperar passar a dor, afinal “o tempo cura todas as feridas”.

Resignação

Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, tanto a anjos como a homens.
Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós desprezíveis.
Até a presente hora padecemos fome, e sede; estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa, e nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos; somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos e sofremos; somos difamados, e rogamos; até o presente somos considerados como o lixo do mundo, e como a escória de todos. I Coríntios 4: 9-13

Não da para entender a mente de Deus, contudo sabemos que ele quer o melhor para a nossa vida, e o melhor para a nossa vida nem sempre é a riqueza e o bem estar, veja o exemplo deste apóstolo dos versículos, Paulo, parece difícil um “apóstolo” atual falar coisa semelhante, se chamar de lixo, escória, etc. O que tem se pregado é para ser a elite da riqueza, porém para Deus riqueza e pobreza não importam, o que importa é santidade e relacionamento com Ele, e infelizmente, a maioria das pessoas busca mais a Deus nos momento de dor. Sendo assim a dor nos leva à Deus. Verdadeiramente a vida de qualquer ser humano na Terra é marcado por dores, alguns mais outros menos, Eis que o justo é castigado na terra; quanto mais o ímpio e o pecador! Provérbios 11:31. Mas todos sofrem, e a nossa posição diante desse sofrimento aumentará ou diminuirá a nossa comunhão com Deus.
Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos. Salmo 119:71
Claro que seria melhor aprender os estatutos de Deus sem sofrer. Mas, fazer o que?

O que fazer? O preventivo é melhor do que o curativo.

Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mateus 7:24-25
Tempestades virão, e na hora que elas chegam, não importa para nos se é a vontade permissiva ou soberana de Deus, ela dói do mesmo jeito, a única solução é buscar a Deus, estar firmado na Palavra dEle, pois senão a queda é certa. Deus nunca nos deixa enganados e confundidos, Jesus disse que no mundo teríamos aflições, (João 16:33), Ele não nos prometeu vitória fácil e rápida, o principio de tudo e a paciência , a vitória pode demorar, você pode até ir para a fornalha ou para a cova dos leões, Deus não de livra DA fornalha nem DA cova, mas te livra NA cova e NA fornalha, esta é a diferença Deus estará contigo na tribulação te consolando, sendo o seu refugio verdadeiro.

Conclusão
Deus sabe o que faz, a gente é que não sabe o que diz
(provérbio popular)

Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.
Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.
Que se assente ele, sozinho, e fique calado, porquanto Deus o pôs sobre ele. Lamentações 3: 26-28

Certamente nós não sabemos os caminhos e propósitos das coisas, resta a nós confiarmos em Deus e esperarmos que a dor passe, pois por pior que sejam as coisas, a vida continua, e Deus é soberano e bom. Nesta esperança é que somos consolados.
Embora entristeça a alguém, contudo terá compaixão segundo a grandeza da sua misericórdia.
Porque não aflige nem entristece de bom grado os filhos dos homens. Lamentações 3: 32-33

Por Rubens Aguiar
Comente este estudo
Leia mais materias sobre fé