O crente do tipo Éfeso – (Tradicional)
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua perseverança;
sei que não podes suportar os maus, e que puseste à
prova os que se dizem apóstolos e não o são,
e os achaste mentirosos; e tens perseverança e por amor do
meu nome sofreste, e não desfaleceste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro
amor. Apocalipse 2: 2-4
Aparentemente este tipo de crente seria um tipo “tradicional”,
que tenta manter a Palavra de Deus, combatendo as heresias, e principalmente
hoje em dia que existem muitos “Apóstolos” e ministros
falsos, com doutrinas variadas e vazias, sem base nenhuma na Bíblia,
inclusive atribuindo a Deus as suas autoridades. Esse crente se firma
na Bíblia e acaba duvidando até das ações
renovadoras do Espírito, ou seja, devido a tanto engano, ele
prefere não crer em nenhum movimento chamado carismático,
apostólico, pentecostal, etc. Sendo assim este crente acaba
perdendo o amor e levando tudo para o lado da Palavra de Deus como
se fosse uma lei rigida. Este crente precisa de uma renovação
espiritual, voltar a amar e buscar a Cristo como no início
da fé.
O crente tipo Esmirna - (Sofredor)
Conheço a tua tribulação e a tua
pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que dizem
ser judeus, e não o são, porém são sinagoga
de Satanás.
Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está
para lançar alguns de vós na prisão, para que
sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias.
Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse
2: 9-10
Este tipo de crente é o que está oprimido, em local
de sofrimento e perseguição, perceba que existe correlação
deste crente também com a igreja que estava em Roma no período
das grandes perseguições aos crentes, que Paulo diz
ser a fé conhecida no mundo todo, inclusive hoje os exemplos
dos mártires ainda nos fala de sua fé sacrificial. Este
crente é fraco em seu poder, porém forte no poder de
Deus, pois o poder de Deus se aperfeiçoa na nossa franqueza
(II Coríntios 12:9). Este crente é um exemplo de fé
e de superação no meio da tribulação,
veja que nas cartas às sete igreja somente duas não
são repreendidas por Cristo Esmirna e Filadelfia, justamente
as igrejas mais perseguidas pelos falsos judeus.
Baseado nestas características, esta igreja representa o crente
com características de mártir, sofredor, exemplo disso
dos missionários que dão sua vida à obra de Deus,
apesar de tudo.
O crente tipo Pérgamo
– (no meio de locais pecaminosos)
Sei onde habitas, que é onde está o trono
de Satanás; mas reténs o meu nome e não negaste
a minha fé, mesmo nos dias de Antipas, minha fiel testemunha,
o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. Entretanto,
algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem
a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar
tropeços diante dos filhos de Israel, introduzindo-os a comerem
das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem.
Assim tens também alguns que de igual modo seguem a doutrina
dos nicolaítas.
Arrepende-te, pois; ou se não, virei a ti em breve, e contra
eles batalharei com a espada da minha boca. Apocalipse 2: 13 –
16
Este tipo de crente é o que se encontra em um lugar de grande
pecaminosidade (trono de satanás), porém apesar de se
achar nesse lugar ele luta e não deixa a fé em Cristo,
porém na vida deste crente existem algumas coisas que desagradam
a Deus, na carta é citado os nicolaitas e os de Balaão,
ou correlacionando, são as distorções da Palavra
de Deus em proveito próprio. Hoje em dia, sem citar nomes também
tem algumas denominações evangélicas que distorcem
as Escrituras para proveito próprio, caso semelhante aos nicolaitas,
ou ainda induzem ao erro como Balaão. Estes crentes muitas
vezes são enganados por falsos profetas e falsos doutores,
porém eles não deixam a fé.
Crente Tiatira – (Tolerante ao pecado)
Conheço as tuas obras, e o teu amor, e a tua fé,
e o teu serviço, e a tua perseverança, e sei que as
tuas últimas obras são mais numerosas que as primeiras.
Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa;
ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem
das coisas sacrificadas a ídolos; e dei-lhe tempo para que
se arrependesse; e ela não quer arrepender-se da sua prostituição.
Eis que a lanço num leito de dores, e numa grande tribulação
os que cometem adultério com ela, se não se arrependerem
das obras dela; Apocalipse 2: 19 -22
Este é o crente que trabalha muito na obra de Deus e produz
muitas coisas; crescimento da igreja, discípulos, etc. Porém
vemos que este crente tolera Jezabel (figura de mulher prostituta
e idolatra), é certo pelo caráter figurativo de Apocalipse
que quando se esta falando de prostituição e idolatria,
está se referindo a se colocar algo no lugar de Deus, pois
o crente verdadeiro não freqüenta os bordeis, nem utiliza
imagens de escultura, mas pode ser avarento (avareza é idolatria),
e segundo dizem são duas barras que derrubam o crente a barra
de saia (sexo) e a barra de ouro (dinheiro).
Assim este é um crente operante na obra, mas com uma falha
muito grande na área sexual ou financeira, as vezes esta operancia
na igreja é simplesmente para encobrir um relacionamento familiar
fraco e carências afetivas não satisfeitas.
Este crente precisa tomar muito cuidado para não se desviar
da fé, ou tentar justificar suas condutas através das
teologias dos falsos profetas, principalmente para não cair
no meio daqueles que no ultimo dia dirão que fizeram muitas
coisas para Jesus, mas não eram conhecido de Cristo.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não
profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos
demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?
Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos
de mim, vós que praticais a iniquidade. Mateus 7: 22 –
23
O crente Sardes – (Improdutivo)
Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz aquele que
tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas: Conheço
as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto.
Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer;
porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu
Deus.
Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e
arrepende-te. Pois se não vigiares, virei como um ladrão,
e não saberás a que hora sobre ti virei. Apocalipse
3: 1 – 3
Este é o crente que esta na igreja, porém só
é membro, talvez “convencido” pela Palavra e não
convertido pelo Espírito Santo. Ele conhece tudo, participa
e até coopera, porém ainda não tomou uma decisão
verdadeira, pode até ter um comportamento digno de Cristo,
porém Jesus ainda não é o Senhor de sua vida.
Como exemplo deste crente podemos enquadrar o mancebo de qualidades
em Lucas 18: 18-24, o jovem era realmente interessado e compromissado,
mas faltava-lhe se entregar completamente a Deus.
O crente Filadélfia
- (Fiel e vencedor)
Conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante
de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar), que tens
pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não
negaste o meu nome.
Eis que farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem
judeus, e não o são, mas mentem, eis que farei que venham,
e adorem prostrados aos teus pés, e saibam que eu te amo. Apocalipse
3: 8-9
Este crente é parecido com o crente Esmirna,
inclusive ele sofre com os falsos judeus, também só
Filadélfia e Esmirna não são repreendidas por
Cristo, além de todas as duas se acharem fracas. Contudo o
diferencial de Filadélfia é que ela será exaltada
perante os inimigos de Deus, quando Esmirna será martirizada.
Neste ponto entramos num dos maiores mistérios da humanidade.
Por que Deus permite que certas coisas aconteçam com os crentes
fiéis? Livra alguns, mas não livra outros? Por que Deus
livrou Daniel da cova dos leões, mas não livrou centenas
de crentes do martírios com os imperadores romanos?
Seja como for não da para distinguir o crente Esmirna do Filadélfia,
todos são fiéis e sofredores, porém o Filadélfia
será exaltado na terra por Deus e o de Esmirna será
fiel até a morte.
O crente Laodicéia –
(Mundano)
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem
quente; oxalá foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és quente nem frio,
vomitar-te-ei da minha boca.
Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta;
e não sabes que és um coitado, e miserável, e
pobre, e cego, e nu; aconselho-te que de mim compres ouro refinado
no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que
te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e
colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas.
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso,
e arrepende-te.
Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha
voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele
comigo. Apocalipse 3: 15 – 20
Este é o crente autosuficiente, que se acha o melhor da criação,
“filho do Rei” e não servo de Cristo, muito difundido
com as chamadas teorias da prosperidade, ele contrasta com o Esmirna
que se acha pobre e é rico, Laodicéia é justamente
o contrário se acha rico e é pobre. Jesus chega ao extremo
de dizer que está à porta da igreja, (do lado de fora),
batendo (pedindo para entrar na igreja Dele), ou seja Laodicéia
não está preocupada com Jesus que é o Senhor
de todo. Este tipo de crente parece com o fariseu que orava de si
para e Jesus relata em Lucas 18.
O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: ó
Deus, graças te dou que não sou como os demais homens,
roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano.
Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho.
Lucas 18: 11-12
É uma oração e um culto centrado muito no eu
e não em Deus, veja alguns chavões de crente: “Eu
decreto”, Eu profetizo”, “Eu não aceito”
e Eu etc...) ou seja tudo no eu.
Este tipo de crente precisa ter uma ter um encontro verdadeiro, com
Cristo, abrir a porta e receber Jesus como o verdadeiro Senhor de
sua vida.
Essas são as 7 igrejas do Apocalipse, segundo
teologia concernente, representante de 7 tipos de crentes; claro que
essa teologia é muito mais profunda, e acima estamos colocando
as características rasas, também é lógico
que cada igreja ou crente tem seus defeitos, mesmo Esmirna e Filadélfia,
bem como qualidades.. E em virtude da riquíssima fonte teológica
que é o livro de Apocalipse, um estudo detalhado sobre as sete
igrejas precisaria de um livro, principalmente pelas suas varias teologias.
Aproveitando essa ideia teológica de comparar
as características de uma igreja ou região a pessoas,
podemos muito bem comparar as outras igreja das cartas paulinas a
personalidades de crentes. Contudo já comparamos os crentes
de Roma com Esmirna, pois eles estavam sobre a perseguição
romana no centro da tormenta, sendo exemplo de mártires cristãos,
e dentro das 7 igreja consta Éfeso que também possui
uma carta paulina. Sendo assim ousamos criar personalidades de crentes
Corínto, Gálatas, Filipenses e Tessalônica.
Crente Corintios – (Espiritualista e
carnal)
A cidade de Corinto, como é conhecida de todo leitor da Bíblia,
é a cidade mais problemática das cartas paulinas; sendo
assim ela é a que ocupa mais destaque, assim a riqueza nas
características desta igreja.
1º Uma igreja muito espiritualizada.
De maneira que nenhum dom vos falta, enquanto aguardais
a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo. I Corintios
1: 7
2º Uma igreja Carnal.
Porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós
inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não
estais andando segundo os homens? I Corintios 3:3
3º Uma igreja conivente com o pecado.
Geralmente se ouve que há entre vós imoralidade,
imoralidade que nem mesmo entre os gentios se vê, a ponto de
haver quem vive com a mulher de seu pai.
E vós estais inchados? e nem ao menos pranteastes para que
fosse tirado do vosso meio quem praticou esse mal? I Corintios 5:
1-2
Então as características do crente Corinto são
a espiritualidade e a carnalidade. Certamente que carnalidade e espiritualidade
são opostas, contudo vemos em Corinto que não os falta
dons, como também nenhuma ação carnal.
Sendo assim entendemos que essa espiritualidade foi manchada pela
carne. Notamos que apesar de contrários a carnalidade e espiritualidade
fazem parte de nossas vidas, e quando um dos dois está em evidência,
existem problemas, principalmente porque a espiritualidade só
se revela através da santidade, pelo fruto do Espírito
e não por manifestações outras. Desta forma o
crente que anda aparentemente “transbordando de poder”
pode ser um crente tipo corinto. Muito cuidado com os crentes “poderosos”.
O poder é de Deus e cabe ao crente transbordar só na
graça de Cristo.
Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior
correrão rios de água viva. João 7:38
Crente Gálatas –
(Criança espiritual)
Estou admirado de que tão depressa estejais desertando
daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho.
Gálatas 1:6
Este é um crente sem firmeza na fé, o que não
se preocupa com o estudo da Palavra de Deus, sendo convencido facilmente
por palavras bonitas, teorias várias e ventos de doutrinas.
Com esse tipo de crente é necessário estar dentro de
uma igreja e com irmãos firmados na fé verdadeira em
Cristo, para assim crescer chegando a ser um crente verdadeiramente
firmado.
Entretando a característica desse crente é desejar agradar
a Deus, buscando através de seu entendimento e considerações
humanos fazer o que é certo. Porém o Reino e o conhecimento
de Deus são muito diferentes dos nosso. Assim este se torna
um crente insensato , imaturo e infantil.
Sois vós tão insensatos? tendo começado
pelo Espírito, é pela carne que agora acabareis? Gálatas
3:3
Crente Filipenses - (Cooperador)
Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro
de vós, fazendo sempre, em todas as minhas orações,
súplicas por todos vós com alegria pela vossa cooperação
a favor do evangelho desde o primeiro dia até agora. Filipenses
1: 3-5
Este é o crente cooperador, que sempre ajuda o seu líder,
como companheiro da obra de Deus, nestas cartas de Paulo aos Filipenses,
elas são chamadas cartas de amor de Paulo, pois nelas Paulo
demonstra todo seu amor por esta igreja que tanto o ajudou.
Crente Tessalonicenses –
(Preguiçoso)
Sempre damos graças a Deus por vós todos,
fazendo menção de vós em nossas orações,
lembrando-nos sem cessar da vossa obra de fé, do vosso trabalho
de amor e da vossa firmeza de esperança em nosso Senhor Jesus
Cristo, diante de nosso Deus e Pai, conhecendo, irmãos, amados
de Deus, a vossa eleição. I Tessalonicenses 1: 2-4
Este tipo de crente, a principio parece ser muito fiel e idôneo,
para confirmar isso basta ler os primeiros capítulos da primeira
carta a Tessalonica, parece uma igreja ideal; porém essa é
só a primeira impressão, pois continuando a ler o restante
da carta e a segunda carta também, percebe-se a fala de Paulo
com relação ao trabalho, que Paulo não recebia
salário, não queria ser pesado aos irmão, trabalhava
por conta própria e etc. Entendemos o motivo no ultimo capitulo
da segunda carta.
Porque, quando ainda estávamos convosco, isto vos mandamos:
se alguém não quer trabalhar, também não
coma.
Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente,
não trabalhando, antes intrometendo-se na vida alheia. II Tessalonicenses
3: 10-11
Pois é este tipo de crente é muito perigoso, pois eles
têm uma aparência de santidade e pregam muito, porém
simplesmente eles estão muito mais preocupados com a vida alheia
e fofoca, do que com o trabalho, alguns são até “profetas
itinerantes” que ficam de casa em casa buscando sustento alheio.
Este tipo de crente só resta nos afastarmos dele para que se
arrependam o procurem viver dignamente.
Considerações finais
Teoricamente nós trabalhamos com estereótipos, atribuímos
características regionais a pessoas, coisas sem fundamentos
científicos, por isso está sujeito a muitos erros de
interpretações, porém ainda assim é muito
útil analisarmos características regionais e locais,
para uma analise melhor do ser humanos, coisa inclusive que fez Paulo,
aconselhando Tito
Um dentre eles, seu próprio profeta, disse: Os
cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, glutões
preguiçosos.
Este testemunho é verdadeiro. Portanto repreende-os severamente,
para que sejam são na fé. Tito 1: 12-13
Desta forma analisemos nossas cidades e bairros e vejamos quais as
características das áreas que atuamos, sabendo que Deus
pode transformar todos.