O que é o amor e como amar?
Pergunta difícil de responder, principalmente por que durante séculos, vários filósofos, poetas e escritores tentaram definir o amor, Camões foi um desses, colocando varias definições ele faz um bonito soneto:
O amor é fogo que arde sem se ver
É ferida que doe é não se sente...

O Apóstolo Paulo também escreveu uma poesia inspirada por Deus:
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. I Corintios 13: 4-7.
Diga-se de passagem que as características que Paulo descreve do amor são as características de Deus, porque Deus é amor. I João 4:8b.
Mas apesar do titulo, não pretendemos ficar aqui tentando definir o amor, pois como sabemos isso levaria anos e séculos, como tem levado. Nossa intenção aqui é limitarmos o amor ao relacionamento humano, mas precisamente a casais, homem e mulher.
Para isso vamos usar um conceito do amor que dificilmente se vê entre casais, que geralmente preferem o conceito de amor romântico, poético e até utópico.
O conceito de amor: O amor é uma ordem!

Os fariseus, quando souberam, que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se todos; e um deles, doutor da lei, para o experimentar, interrogou-o, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22: 34-40.

Deus dar a ordem (mandamento), para nós ocidentais é difícil compreender isto, pois pensamos que o amor é algo que acontece. Olhamos para uma pessoa e nos apaixonamos. Então pensamos que esse amor irá durar para sempre, “felizes para sempre”. Mas segundo este conceito bíblico de amor ordem, o amor deve ser construído, dia a dia. Afinal quando Deus da uma ordem, ela pode ser comprida, então podemos amar e construir este amor no decorrer dos tempos. Assim podemos prometer na hora do casamento, “amar e respeitar até que a morte nos separe”.

O maior amor de um casal na Bíblia! Jacó e Raquel.

Jacó, porquanto amava a Raquel, disse: Sete anos te servirei para ter a Raquel, tua filha mais moça.
Respondeu Labão: Melhor é que eu a dê a ti do que a outro; fica comigo.
Assim serviu Jacó sete anos por causa de Raquel; e estes lhe pareciam como poucos dias, pelo muito que a amava.Gênesis 29:18-20

Não temos muitos exemplos de amores de casais na Bíblia, O maior exemplo é o de Jacó e Raquel que chega até a ser épico, pois Deus quis mostrar que Jacó amava Raquel, e isto naquele tempo em que se casava por arranjos de família, era único e memorável. Não há relatos de amor entre casais antes de Jacó, não se fala se Abraão amava Sara e o casamento de Isaque foi arranjado por Abraão. Nem mesmo Adão demonstra amor por Eva na hora da punição de Deus pelo pecado, afinal, só amamos a quem conhecemos, então Adão e Eva só se conheceram da forma humana, como somos hoje conhecedores do bem e do mal, depois do pecado cometido.
Para melhor entendermos a historia romântica de Jacó e Raquel, tirando os conceitos e preconceitos pejorativos de Jacó, cujo nome significa enganador, trapaceiro; como na maioria das vezes ele é mostrado no meio evangélico, transcreverei aqui uma poesia de Camões, na qual ele retrata Jacó como um herói romântico. Depois entraremos mais a fundo nas características do amor mandamento:

Sete anos de pastor Jaco servia
Labão, pai de Raquel, serrana bela;
Mas não servia ao pai, servia a ela,
E a ela só por prêmio pretendia.

Os dias, na esperança de um só dia,
Passava, contentando-se com vê-la;
Porém o pai, usando de cautela,
Em lugar de Raquel lhe dava Lia.

Vendo o triste pastor que com enganos
Lhe fora assim negada a sua pastora,
Como se a não tivera merecida;
Começa de servir outros sete anos,
Dizendo: Mais servira, se não fora
Para tão longo amor tão curta a vida!

Camões

Trabalhando pelo amor.

Então Jacó esteve também com Raquel; e amou a Raquel muito mais do que a Léia; e serviu com Labão ainda outros sete anos. Gênesis 29:30.
Para os que acreditam no amor como um sentimento que “acontece” este conceito de trabalhar a favor do amor é muito difícil de assimilar, alias é comum acreditar que “o amor acabou”, já que ele aparece do “nada”, também pode sumir, mas daí vem a pergunta, nós podemos controlar os nossos sentimentos? ou simplesmente não ser enganado por eles? Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? Jeremias 17:9. Na verdade este é um problema antigo, a emoção fala, as vezes, mais alto do que a razão. Inclusive surgiu a algum tempo uma corrente falando da Inteligência Emocional, coisas bastante razoáveis, mas falta ainda responder a pergunta crucial. O que fazer para perpetuar o amor?
A resposta é fácil, embora a prática possa ser difícil. Trabalhe pelo que você ama! Jesus foi direto quando falou do nosso coração em Lucas 12:34. Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Assim para entendermos melhor gostaria até que você refletisse um pouco sobre a frase: Trabalhamos pelo que amamos e amamos pelo trabalho. Ou seja, nosso coração deve está com quem amamos e demonstrar esse amor pelo esforço do trabalho em prol do amado(a). Jacó fez isso, ele amava Raquel, e a Bíblia diz de os anos pareciam dias, pois ele amava Raquel. Genesis 20:29.
Nos nossos relacionamentos amorosos devemos buscar alimentar o amor com atenção, carinho, respeito e tudo de bom, e não esperar que o amor perdure até um dia que simplesmente ele desapareça, não é esta a vontade de Deus.

Amor implica em cuidado

Amor é preocupação ativa pela vida e crescimento daquilo que amamos. Onde falta essa preocupação ativa não há amor. Esse elemento do amor é belamente descrito no livro de Jonas. Isso mesmo no livro de Jonas! Eu não escrevi errado não. Você deve conhecer a historia de Jonas, segundo alguns ele foi o primeiro missionário da historia, ele foi enviado por Deus a ouro povo para pregar a palavra de Deus, se ele foi o primeiro missionário eu não sei ao certo, mas com certeza ele foi o primeiro que pregou a Palavra de Deus esperando que mingúem cresce nele, ou seja ele queria que todos morressem. Mas como Deus é misericordioso Ele dá uma grande lição de amor a Jonas.
E fez o Senhor Deus nascer uma aboboreira, e fê-la crescer por cima de Jonas, para que lhe fizesse sombra sobre a cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; de modo que Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira.
Mas Deus enviou um bicho, no dia seguinte ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira, de sorte que esta se secou.
E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental; e o sol bateu na cabeça de Jonas, de maneira que ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver.
Então perguntou Deus a Jonas: É razoável essa tua ira por causa da aboboreira? Respondeu ele: É justo que eu me enfade a ponto de desejar a morte.
Disse, pois, o Senhor: Tens compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer; que numa noite nasceu, e numa noite pereceu. Jonas 4: 6-10

Deus explica a Jonas que a essência do amor é “trabalhar” por alguma coisa e “fazer alguma coisa crescer”, que amor e trabalho são inseparáveis. Ama-se aquilo por que se trabalha e trabalha-se por aquilo que se ama.

A dificuldade do homem é amar a sua esposa.
Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente. Colossenses 3:19. Deus sabe de nossas dificuldades, por isso Ele nos trata justamente nas áreas que precisamos mais, e é este o caso com relação ao homem, que é um ser bastante pratico e simplista, para o homem, em muitos casos, o amor se resume em dar coisas: casa, dinheiro, segurança, etc. Deixando para segundo plano a atenção, o carinho e os cuidados amorosos. Por isso vem de Deus a ordem! Ame a sua mulher! Efésios 5:24-25 e 28, I Pedro 3:7.
Perceba aqui que Deus manda amar a esposa, e Ele não está fazendo distinção como: Ame sua esposa enquanto ela for bonita, ou se ela for boa. A ordem é para amar.
Portanto guardai-vos em vosso espírito, e que ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos, diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis. Malaquias 2: 15b-16. Deus aqui deixa claro a obrigação de amar é de cada um e não do outro cônjuge, claro se seu cônjuge for amável isso será mais fácil.

A dificuldade da mulher é ser submissa ao seu marido.
Vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor. Colossense 3:18. Mas uma vez Deus vai justamente à área mais difícil do nosso ser. As mulheres são geralmente mais obedientes: aos seus pais, a Deus, aos patrões, etc, mas no caso do marido a coisa é mais difícil. Pois elas saíram de um ambiente conhecido, pai e mãe, e passam a viver com uma pessoa diferente, o marido, com costumes, ideias e praticas deferentes. Então a mulher passa a confundir a noção de ajudadora. Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea. Gênesis 2:18. Ajudar o marido em quê? Claro, ajudar o marido a ser do jeito que ela quer! Ou seja a mulher se esforça para fazer o que ela acha melhor para seu marido, segundo os conceitos dela, as vezes, diferente das ideias do marido, gerando frustração e insatisfação nos dois. Por isso Deus insiste tanto com relação a mulher ser submissa ao marido. Efésios 5: 22, 24; Tito 2:5; I Pedro 3:1,5. Inclusive orientando a mulheres idosas para ensinarem a novas a amarem seus maridos. as mulheres idosas, semelhantemente, que sejam reverentes no seu viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem, para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos.. Tito2:3-4. Isso mesmo o amor pode ser ensinado.

Finalizando
Já que o amor é uma ordem, e esta ordem deve ser cumprida, devemos colocar certos princípios para cumprir bem este mandamento de Deus. E três coisas ao necessárias.
1 – Disciplina - Nunca serei bom em coisa alguma, se não a fizer de modo disciplinado; tudo que eu puder fazer quando “estiver disposto” pode ser uma diversão bonita ou agradável, mas nunca me tornarei bom nisso. O problema, porém, não é só da disciplina na prática do amor (digamos, praticando certo número de horas todos os dias), mas é o da disciplina na vida inteira da pessoa. Pode-se pensar que nada é mais fácil, para o homem moderno, do que aprender disciplina. Afinal não passamos oito horas por dia, da maneira mais disciplinada, num trabalho que é extremamente rotinizado? O fato, entretanto, é que o homem moderno tem excessivamente pouco auto-disciplina fora da esfera do trabalho. Quando não trabalha, quer ficar ocioso, esprequiçar-se ou, para usar uma palavra mais bonita “repousar”. Este próprio desejo de ociosidade é, em grande parte, uma reação contra a rotinização da vida. Precisamente por ser forçado, durante oito horas diárias, a gastar energia para fins que não são os próprios, de maneira que não são as suas, mas lhe são prescritas pelo ritmo do trabalho, o homem se rebela e sua rebelião toma a forma de um desejo infantil de se satisfazer. Em acréscimo, na batalha contra o autoritarismo, ele se tornou desconfiado de qualquer disciplina, da imposta pela autoridade irracional assim como da disciplina racional imposta por ele mesmo. Sem tal disciplina, contudo, a vida se torna estilhaçada e falha de concentração.
2 – Concentração - Concentração é condição necessária para o cumprimento de uma ordem. Quem quer que já tenha tentado fazer uma coisa corretamente sabe disso. Todavia, mais ainda do que auto-disciplina, a concentração é rara em nossa cultura. Pelo contrário, nossa cultura leva a um modo de vida desconcentrado e difusa, que em qualquer outra parte mal tem paralelo. Fazem-se muitas coisas ao mesmo tempo: lê-se, ouve-se musica, fala-se, bebe-se, come-se. Somos consumidor de boca aberta, ávido, pronto a tragar tudo: filmes, bebidas, conhecimentos. Esta falta de concentração facilmente se mostra em nossa dificuldade de ficar sós conosco mesmos. Sentar-se quieto, sem falar, ler, beber ou assistir alguma coisa é impossível para a maioria das pessoas. Ficam nervosas e inquietas, precisam de fazer alguma coisa com a boca ou as mãos. (Fumar é um dos sintomas dessa falta de concentração; ocupa as mãos, a boca, os olhos, o nariz).
3 – Paciência - Mais uma vez, quem quer que já tenha tentado dominar um trabalho ou oficio sabe que a paciência é necessária, se queremos alcançar alguma coisa. Quem anda atrás de resultados rápidos nunca aprende nada. Contudo, para o homem moderno, a paciência é pratica tão difícil quanto a disciplina e a concentração. Todo o nosso sistema industrial incentiva exatamente o oposto: a rapidez. Todas as nossas maquinas são planejadas para rapidez: o automóvel, e o avião levam-nos rapidamente a nosso destino, quanto mais depressa, melhor. A maquina que pode produzir a mesma quantidade na metade do tempo é duas vezes melhor que a mais antiga e mais vagarosa. Sem duvida, há para isso importantes razões econômicas. Mas, como em muitos outros aspectos, os valores humanos tornam-se determinados por valores econômicos. O que é bom para as maquinas deve ser bom para os homens, assim diz a lógica. O homem moderno pensa que perde alguma coisa, o tempo, quando não faz as coisas rapidamente; todavia, ele não sabe o que fazer com o tempo que se ganha, a não ser matá-lo.

Conclusão

Nossa felicidade depende do amor, e é muito estranho que uma coisa tão crucial para nossa vida como é o amor, não mereça de nós o devido tempo para aprendermos dele, estudamos sobre nosso trabalho, gastamos tempo em academias, em lazer, em festa, mas o amor é essencial para a nossa vida, precisamos aprender dele, pois todos nós esperamos o grande amor de nossas vidas, mas não nos preparamos para ele. A Bíblia é o nosso manual, nela está tudo referente a nossa conduta de vida, estude ela, e esteja preparado para quando o amor bater a sua porta. Seja obediente a Deus ame.

Deus abençoe.

Por Rubens Silva Aguiar
Editor@jacuipenoticias.com

Comente este estudo

Leia mais materias sobre fé

Voltar a página inicial

amei o estudo pena que foi curto
estava tão bom que gostaria quefosse maior
parabéns
muito edificante??

claudete

Sou da igreja batista Água Viva de Marília, li toda a edificação sobre o conceito do AMOR... Achei maravilhoso, DEUS continue iluminando a mente e dando muito mais discernimento sobre o AMOR para que possa continuar nos abençoando com ministros edificantes como esta...

Muito obrigado, fui muito abençoado com essa...

Elcio - (Marilia - São Paulo)