O que é um pastor???!
Como é de praxe para responder esta pergunta começamos pelo mais lógico e simples. O pastor é quem pastoreia, cuida do rebanho, o responsável pelas ovelhas. Bastante lógico e simples. Não é? E é isto que a Bíblia quer passar com a função de pastor, em todas as suas figuras, tanto no Novo como no Velho Testamento.
Veja o exemplo de Davi que era pastor de ovelhas e usa essa figura no Salmo 23 para mostrar como se sentia, como ovelha, em relação a Deus que é seu Pastor.
Também Jesus usa a figura de pastor se colocando como o Bom Pastor. Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10:11
Sendo assim por comparação entendemos que o pastor humano, sacerdote cristão é o guardador e guia das ovelhas de Cristo, que é o Sumo-pastor, pela qual eles darão conta.
Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. Hebreus 13:17

Deus instituiu os pastores

E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo... Efésios 4:11-13
Estes que citam os versículos acima são, abaixo de Cristo, os cabeças da igreja, responsáveis pelo crescimento organizado e perfeito da igreja:

Apóstolos – A palavra significa enviado – Sendo assim como Jesus é o enviado de Deus ele enviou os discípulos, os 12 ou mais. Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. João 20:21

Profetas – São os que falam da Palavra de Deus. Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação. I Corintios 14:3. Assim a função do profeta visa o crescimento da igreja. Profeta não é adivinho!!!

Evangelista – é quem prega as boas novas, porém não tem a função de doutrinar a igreja, veja o exemplo de Filipe, que é o único na Bíblia que tem o título de evangelista Atos 21:8. Examine a historia dele e você verá que ele só pregava a Cristo, levava o povo a serem crentes, porém outros doutrinavam. (em Atos 8, Filipe leva o Evangelho a Samaria porém Pedro e João consolidam, da mesma forma o eunuco que se converte e não é discipulado por Filipe); Quanto ao titulo Paulo também manda Timóteo fazer o trabalho de um evangelista porém não o intitula de evangelista. II Timóteo 4:5

Missionário – o título de missionário não tem na Bíblia, a palavra significa alguém com uma missão, contudo o típico missionário é Paulo, e a função de um missionário é pregar o evangelho, consolidar uma igreja, e depois que tudo está pronto e consolidado ele passa a responsabilidade da igreja para um pastor. Note que a função de um missionário e correlato ao do apóstolo, ou seja, o missionário é o apóstolo, porém por se achar um título muito pomposo os mais antigos preferiram ser chamados de missionários em vez de apóstolos. Sendo assim missionário e apóstolos são a mesma coisa. Veja a historia de Paulo que fundou varias igrejas e consolidou as que existiam. Notem também que um ônibus, avião ou uma mudança de cidade não torna um pastor missionário.

Pastores e mestres - são correlatos estudaremos mais especificamente sobre os pastores.

Pastor é mais do que um dom é uma vocação.

Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. Hebreus 13:17
Quem já esteve em um posto de liderança sabe o quanto é difícil lidar com pessoas, veja o caso dos guias (pastor, missionário e líderes em geral) na igreja nós temos várias categorias de membros que são antagônicas; veja uma comparação a baixo:
Temos ovelha e cabritos - Mateus 25: 31-33. Quando Jesus vier Ele vai separar, mas por enquanto eles estão juntos.
Temos Trigo e Joio - Mateus 13: 24-30. Quando Jesus vier Ele vai separar, mas por enquanto eles estão crescendo juntos.
Temos crianças espirituais - I Coríntios 14:20, temos santos e pecadores, temos cristãos carnais e espirituais. Enfim temos todo tipo de gente boa e ruim, tudo isso para o pastor cuidar. Convenhamos isso não é coisa fácil. Então para conseguir administrar toda essa “Arca de Noé” o pastor tem de ter muito amor, paciência, discernimento, e etc., e ponha etc. nisso.

O pastor tem de ter ciência e conhecimento.

Hoje em dia temos visto varias pessoas desqualificadas que se dizem “pastores”, porém no máximo eles deveriam serem chamados de evangelistas, pois é uma função que não exige muito de conhecimento profundos do ministro, como é o caso dos pastores, mestres e missionários/apóstolos.
E vos darei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência. Jeremias 3:15
É a vontade de Deus que os pastores sejam pessoas instruídas, pessoas que usam de seus conhecimentos totalmente, infelizmente o que hoje vemos são “pastores” que malmente sabem o português, falam errado, distorcem as Escrituras Sagradas por pura ignorância e nunca leram algum livro e certamente nem leram a Bíblia por completo, ficam, como papagaios repetindo coisas que ouviram de outro, na televisão, no rádio e etc. Por isso muitos perdem a fé e esses são rejeitados por Deus.
O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. Oséias 4:6
Veja que Deus rejeita o sacerdote que rejeita o conhecimento e qualificação para o sacerdócio. E não vá dizer que Deus dá conhecimento! Conhecimento Ele dá, porém alfabetizar Ele não alfabetiza, nem faz o que é obrigação do homem fazer, e estudar é obrigação de todos, principalmente do pastor.
Um pastor sem conhecimento e inteligência não é um pastor, é um tolo e as ovelhas estão sem pastor, quando surgir uma dificuldade, simplesmente as ovelhas não terão a quem recorrer. Portanto ovelhas, veja as credenciais do pastor, ele estudou aonde, quem o consagrou a pastor, duvide se ele disser que foi Deus, isso significa que ninguém o consagrou, infelizmente parece até piada, mas veja se ele sabe ler direito, e não descarte a formação secular, 2º grau no mínimo.
Veja que estou falando de pastores e mestres que devem dirigir a igreja que não é coisa fácil, um analfabeto pode até ser um profeta como era o caso do profeta Jeremias que dizer os estudiosos que era analfabeto, por isso Deus mandou outro escrever no lugar dele Jeremias 36:4, Porém pastor tem de ter ciência e inteligência.

Relação do pastor com seu rebanho

Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; cuida bem dos teus rebanhos; porque as riquezas não duram para sempre; e duraria a coroa de geração em geração?
Quando o feno é removido, e aparece a erva verde, e recolhem-se as ervas dos montes, os cordeiros te proverão de vestes, e os bodes, do preço do campo.
E haverá bastante leite de cabras para o teu sustento, para o sustento da tua casa e das tuas criadas. Provérbios 27: 23 - 27

Nesse texto temos a relação do pastor com seu rebanho, o pastor deve cuidar do rebanho e o rebanho deve sustentar o pastor. O trabalho de cuidar de um rebanho é árduo, nós já falamos sobre isso, então quanto menos o pastor estiver preocupado com as condições seculares, melhor, quanto menos problema melhor, as ovelhas devem sempre estar sustentando o pastor, tanto com a renda, como também em orações, pois um depende do outro. E o pastor por sua vez tem que ficar atendo as ovelhas, cuidar para que elas estejam em segurança, evitando os “lobos e mercenários”, que podem matar as ovelhas. Vemos no texto que o coração do pastor deve estar no rebanho e não preocupado com as outras coisas, só assim ele prosperará junto com o rebanho.

Com o crescimento do rebanho o pastor também é sustentado.

Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-lho por mim e por ti. Mateus 17:27

A didracma é descrita em Mateus 17:24-27 como o imposto anual que o judeu pagava ao tesouro do templo, cobrado de Jesus através de Pedro, que foi pago de maneira miraculosa, através da pesca de um peixe (Mateus 17:27), dentro do qual havia um estáter, moeda grega de valor próximo a 4 dracmas ou 2 didracmas, com o qual foi pago o tributo da dupla.

Nós entendemos deste texto acima, que a igreja cresce com a pregação da palavra e o evangelismo, Pedro era pescador de homens. Marcos 1:17. e Jesus ao mandar ele pescar e tirar o resultado da pesca para Ele e para Pedro entendemos que as condições seculares do pastor, as finanças e tudo secular melhora com o crescimento da membresia da igreja.

Conclusão

O pastor é um cargo de suma importância para a igreja de Cristo, e é fundamental que os pastores sejam pessoas preparadas, integras e idôneas para esse fim, infelizmente hoje muitos desqualificados tem se colocado esse titulo e aberto “igrejas” e dirigindo pessoas como o próprio Cristo falou um cego guiando outro cego. E propôs-lhes também uma parábola: Pode porventura um cego guiar outro cego? não cairão ambos no barranco? Lucas 6:39
Muito cuidado e que Deus coloque em nossas igrejas pastores de verdade, e também que a igreja possa provar os pastores que são verdadeiros.
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua perseverança; sei que não podes suportar os maus, e que puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos. Apocalipse 2:2
Que o Espírito de Deus nos dê o discernimento para conhecer os verdadeiros pastores e na qualidade de ovelhas venhamos a ser obedientes e orar pela vida e ministério de nossos pastores.

 

Por Rubens Silva Aguiar
Editor@jacuipenoticias.com
Voltar a página inicial
Comentários:

muito bom este estudo conhecimento e o que nossas igrejas estão precisando gostei muito.

pr. jorge

E propôs-lhes também uma parábola: Pode porventura um cego guiar outro cego? não cairão ambos no barranco? Lucas 6:39, sim, cairão,v ejo nesse ver. o que acontece muito, todos tem a bíblia na mão mais são pouco que a entende e decifra,o que quero dizer é,como foi falado pela senhora ai embaixo que muitos se enriquece,esquecendo do, dai de graça ,isso porque são mais usados os tais livrinhos e não a bíblia, o hoje se intitula pastor ou pastora (que pela palavra não existe, só ir em 1 de Corintion 14;33 a 37) despreparado com o significado apenas de vaidade,então o segundo cego tinha sim que se interessar mais e começar a enxergar o errado do certo e procurar o caminho que ele achar o certo,gostei da explicação bem direta e claro, abraços a todos.

Kilson

Concordo plenamente que um pastor deve ter sim conhecimento científico e tecnológico, pois sem os mesmos não conheceria o passado das pessoas citadas na bíblia, e ficariam só repetindo o que ouvem de outros,TV etc etc etc

Eliene

Excelente estudo.
Que o Senhor continue dando-lhe sabedoria e entendimento.
Deus Abençoe!

Andreia Santos

CREIO QUE UM VERDADEIRO PASTOR QUE TEM SUA VIDA COMO VOCAÇÃO, NUNCA DEVERIA FICAR MILIONÁRIO COM OS DÍZIMOS E OFERTAS DA BOA FÉ DOS CRISTÃOS, POIS DE GRAÇA RECEBESTES E DE GRAÇA DAI, NÃO DIZ ENRIQUECEI DA MINHA PALAVRA E MULTIPLICAI SUA FORTUNA. NEM TODOS QUE DIZEM SENHOR, SENHOR ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS. TODAVIA, DEUS SONDA OS NOSSOS CORAÇÕES E ESQUADRIA NOSSA ALMA, NADA FICARÁ ENCOBERTO AOS OLHOS DE DEUS.

PR. EDSON

gostei muito do assunto explicancando a cerca de alguas funcoes na igrja : apostolo, evangelista, misionario, pastor entre outros parabens mesmo me ajudou muito a ter uma visão mais ampla e sabia DEUS ABENCOE

augusto cezar

Muito bem colocado o tema, com clareza e objetividade, fala-se muito com poucas palavras. Faria apenas uma ressalva, quanto ao dinheiro na boca do peixe, porque daria margem a muito debate... Parabéns.

Pr. Stélio Buarque

Ótimo estudo sobre o que é um Pastor?!
Infelizmente, nem todos tem a concepção de ser realmente um pastor de ovelhas. Assumem sim, o papel de líderes de uma igreja formada pela mão do homem. E se esquecessem do intuito ou o chamado de ser realmente um pastor. A uma descrição que me chamou atenção que explica o que é um pastor. "Pastor é aquele qe cuida, que ama e se entrega pela liberdade e bem estar do que lhe foi confiado". Muitas vezes um ministério mal direcionado ao invés de edificar a ovelha e de conduzí-la pelos caminhos do Senhor, acaba destruindo a sua própria fé. Pois, querendo ou não o homem chamado pastor, acaba sendo o símbolo mais próximo entre o homem e Deus. E quando, está aliança se quebra, acaba dispersando a ovelha pra longe da presença de Deus. Portando, vigiai homens e pastores de Deus. Pois, nenhum homem pode amar a Deus, sem antes amar o teu próximo.

Fernando Hatamoto

qui Deus possa ti abensoar mais e mais muito obrigado por deixar Deus ti usar para escrever esses testos muitos importante pra mim e muitos como eu que Deus ti abençoe em nome de JESUS amemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

danilo miguel

Deus te abençoe com essa sabedoria pois sabemos que existe pessoas que se denominam pastores mas não o são .
Porque ser Pastor não é só estar dentro de uma igreja mas sim estar do lado dos membros cuidando de sua feridas ,tirando os carrapichos , ir atrás das que estão disperças e trazer novamente ao redil .
Pois muitos estão preocupados com sigo mesmo e esqueçe de que as ovelhas
precisam de cuidados especiais . Pois são elas especiais para Deus . cuide bem delas como uma pedra preciosa não perda a visão de aguia que Deus te deu olhe distante e achara uma ovelha precisando de você.

josé benedito

Achei muio muito esse estudo muito explicativo e me ajudou muito e que Deus abençoe seu ministério!
O senhor tem algum estudo sobre o comportamento das ovelhas? Eu gostaria de saber mais sobre esse assunto!
Fique na paz!

Julio Cesar dos Reis


Prezado pastor concordo em parte com este estudo. Não é a intectualidade que fará ser um pastor de sucesso. alias tem mutos pastores consagrados, com bastante conhecimentos, e não são homens sábios. Usam de seus conhecimentos para dirigir o rebanho, mas, não tem sabedoria de de Deus para regerem este rebanho e muito menos os eventuais problemas da igreja.O que vemos hoje é muitos homens doutores na biblia, doutores em divindade, teólogos etc e etc, mas não tem VIDA, ou, seja, não o Espirito da Vida.vemos grandes igrejas, grandes formações academicas e tudo mais, porém a vida não tem.
o bispo macedo quando consagra um pastor é perguntado o seguinte: Como é sua vida. Como é seu casamento. Você deve, você paga, etc... Nunca se pergunta sobre sua cultura inelectual.

Paulo samuel - São Carlos SP.