Mulher: Valorização e posicionamento.

Todavia, no Senhor, nem a mulher é independente do homem, nem o homem é independente da mulher. Pois, assim como a mulher veio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo vem de Deus. I Coríntios 11: 11-12

Em nosso mundo cristão ocidental, (falo cristão ocidental por que no oriente é diferente) notamos que temos um posicionamento da mulher razoavelmente valorizado, porém ouvimos cada vez mais sobre ações de violência contra a mulher, vemos mais mulheres separadas, casais desfeitos e mães solteiras.
Tendo em vista estas considerações, o objetivo deste estudo é analisar o desenvolvimento da mulher na sociedade Ocidental, tendo como base a Bíblia e o posicionamento que é atribuído a mulher.

O valor da mulher

A principio a mulher nunca foi valorizada, sempre esteve abaixo dos valores de um homem, a explicação para esse fato são varias, pode ser por questão da força física feminina ser menor que a masculina, assim trabalhos pesados, guerras e caças eram feitos mais eficientemente pelos homens, então o homem teria mais valor, também o homem morriam mais nas guerras, contudo isso são questões cientificas e não vamos nos ater a isso, e sim pela baseando no fato que a Bíblia no Antigo Testamento também segue este principio de colocar a mulher em uma função secundaria ao homem.

Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e tiver um menino, será imunda sete dias; assim como nos dias da impureza da sua enfermidade, será imunda.
Mas, se tiver uma menina, então será imunda duas semanas, como na sua impureza; depois permanecerá sessenta e seis dias no sangue da sua purificação. Levítico 12: 2 e 5

Lembre-se que a tecnologia e maquinas que temos hoje não existiam na antiguidade, assim quase todo trabalho era braçal e bruto.
Porém apesar de tudo, temos de compreender que a “função” e “posicionamento” atribuídos por Deus a mulher no Velho testamento de modo nenhum tem relação com Deus considerar a mulher inferior ao homem; todas as colocações se referem a visão progressiva que Deus revelou a humanidade, por isso, vemos também no Velho Testamento mulheres destacadas como Rute, Ester, Débora e etc. Então função e posicionamento não significa ser mais ou menos valiosa para Deus. Ele não faz distinção de sexo.
Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Gálatas 3:28

Valorização da mulher: Obra de Cristo.

As mulheres continuam sem ter seu valor reconhecido fora do mundo cristão, para comprovar isto, basta ir a qualquer pais mulçumano, no Oriente Médio, ou até o Israel atual que isso é percebido.
Essa valorização da mulher começou a acontecer quando Jesus agregou e recebeu ajuda de mulheres no seu ministério, notem as Marias (Madalena, a mãe de Jesus, a irmã de Marta), as profetisas e varias outras mulheres no Novo Testamento.

Logo depois disso, andava Jesus de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e iam com ele os doze, bem como algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios. Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Susana, e muitas outras que os serviam com os seus bens. Lucas 8: 1-3

Valorização não implica em mudança de posição

A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão.
Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio. I Timóteo 2: 11-12

A posição dada por Deus a mulher foi a de ajudadora, porém com os movimentos de igualdade, que como o nome já diz, tem posto a mulher em pé de igualdade com os homens. Então o que vemos hoje são mulheres em posições que eram ocupadas por homens, como por exemplo: Juiza de futebol masculino, mulher presidente de clube de futebol. O futebol era um esporte exclusivamente masculino, também não podemos deixar de citar, uma mulher como presidente do Brasil. Entenda que aqui não estamos questionando a capacidade delas, nem a legitimidade do cargo, porém questionamos o posicionamento. Perceba, como uma mulher que exerce autoridade sobre um jogo de futebol (22 homens em campo), um time inteiro (milhares de homens, entre torcedores e funcionários) e até um pais inteiro (nisto esta incluso as Forças Armadas), como essa mulher vai ser submissa ao seu marido? Ou ainda, como um homem que recebe ordens de uma mulher, compete com ela no seu campo de trabalho vai exercer sua autoridade em casa?

Viva a diferença ou vaso frágil.

Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações. I Pedro 3:7

A questão crucial hoje, talvez seja justamente esta: Como o homem vê a mulher? Afinal ela compete com ele, manda nele, toma seu lugar no local de trabalho, notem que temos mulheres em todos os ramos de trabalho, exceto nos braçais que a maioria são de homens.
Então imagine que a mente do homem moderno e lavada a colocar a mulher como não sendo mais frágil, isso acarreta que o romantismo, o zelo e o cavalheirismo estão sumindo, se é que já não sumiu. O que vemos hoje são relações de interesse e não de amor, ou seja, ambos querem lucrar no relacionamento e não serem prejudicados pelo seu sócio relacional.
Assim um homem procura e escolhe uma mulher que lhe ofereça o máximo de prazer, ao mínimo de custo possível, caso o produto (mulher) não o satisfaça, ele vai a procura de outra oferta. Igualmente a mulher procura um homem que se enquadre em seus padrões de qualidade, porém no caso da mulher, uma escolha errada gera mais prejuízo, a exemplo de gravidez sem co-responsável (pai) ou até violência.
Então na nossa sociedade a mulher está deixando de ser AUXILIADORA para ser COMPETIDORA, e competidora forte com o homem, está deixando de ser o vaso frágil que deve ser protegido, para ser simples colega de trabalho ou objeto de prazer.

E a igreja como se comporta.

É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar. Não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?) I Timóteo 3:2-5

O discurso da igreja parece quando fala de submissão da mulher ao marido e os demais princípios bíblicos, porém a igreja segue o modelo de igualdade da mulher, semelhantemente ao mundo temos mulheres em todos os cargos e posições eclesiásticas: Pastoras, bispas, apostolas etc.
Mas uma vez não questionamos a capacidade das senhoras com os ofícios, porém não vemos na Bíblia mulheres sacerdotes, nem sendo ungidas para tal, vemos mulheres profetas, rainhas e em outras funções, mas não sacerdotisas. Com isso entendemos que Deus usa a mulher e fala através delas, porém quanto a autoridade sacerdotal é função dada ao homem, veja o texto bíblico que colocamos acima e alguns outro correlatos, é impossível equacionar uma mulher como bispo, pois se invertermos para o feminino ficaria como se Deus colocasse a mulher como cabeça da família, ou ainda cabeça do homem, notem que o principio de igualdade de condições é dado pelo mundo, não pela Bíblia.

Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. I Timóteo 3:12

Desta forma entendemos que Deus não quer uma mulher dominante, do marido ou da casa e igreja, mulher como cabeça.
Enfatizamos aqui, que isso não retrata PRÉ-CONCEITO e sim CONCEITO BIBLICO.
Então o que esta acontecendo é a igreja copiando o mundo mais uma vez, suas praticas e conceitos. Isso pode gerar, e tem gerado, famílias destruídas, pois como diz a sabedoria popular: “Quando a mulher é a cabeça da casa, o homem perde a cabeça.

Concluindo

Lembrai-vos da mulher de Ló. Lucas 17: 32
Jesus quando mandou lembrar a mulher de Ló, referia-se aos últimos dias, porém percebemos que a mulher de Ló amou o mundo, sentiu saudade. Isso talvez esteja acontecendo hoje, as mulheres estão deixando a simplicidade e humildade do Evangelho pela sofisticação da propaganda do mundo.
É bom atentar que felicidade e realização verdadeiras só se consegue em Cristo, não em um trabalho, um corpo bonito e elogios e sim em Jesus e na fé é que deve estar a felicidade da vida tanto para mulheres como para homens.
Lembre-se também que Deus sempre valorizou a mulher desde a criação até sempre.

Por Rubens Aguiar
Comente este estudo
Leia mais materias sobre fé