A desvalorização do homem.
Pois o homem, na verdade, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus; mas a mulher é a glória do homem. I Corintios 11:7

Tenho visto em nosso calendários que existem muitas comemorações para as mulheres e poucas para os homens, veja os exemplos: temos o dia internacional da mulher, 08 de março, porém não temos o dia do homem; temos o mês das noivas maio, veja que é o mês das noivas e não dos noivos, alias o mês todo é dedicado as mulheres, principalmente por ser o dia das mães no segundo domingo deste mês, que apesar de existir o dias dos pais ele não é comemorado assim com tanta ênfase. Além é claro, de existir muitas mensagens e slides na internet valorizando as mulheres e zero ou quase zero das tais mensagens para os homens.
Por que isso com relação aos homens? Notadamente somos levados a pensar que os homens não se importam com isso. Porém acredito que está desvalorização do homem tem levado nossa sociedade a uma crescente calamidade social e desapego a valores importantíssimos para Deus e para a sociedade. Vejamos abaixo alguns estereótipos e características atribuídas aos homens.

Os homens são culpados pela violência?!

Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno. I João 5:19

Quando vemos uma mulher brigando com um homem, pensamos logo que o homem fez alguma coisa de muito errado, para ter provocado a ira da mulher, porém se a situação é inversa pensamos que o homem é um ignorante, estúpido por tão irado com uma mulher. Como vê não há um julgamento limpo, a principio o homem é sempre culpado pela violência. A um tempo atrás foi feita uma pesquisa de âmbito mundial e descobriu-se que de cada 1.000 mortes violentas (em guerras, assaltos, assassinatos, brigas e afins) apenas 01 não eram homens, repetindo de cada 1.000 mortes violentas, 999 são homens que morrem, então pensamos: Foi o homem que provocou a violência, contudo, dentre desses 999 tem muitos pais de famílias, trabalhadores, estudantes , enfim muitos homens bons, não são só bandidos que estão morrendo.
Pelo versículo acima entendemos que o mundo está no maligno, sendo assim a violência e tudo de ruim é intrínseco ao mundo, devido ao pecado original, que contaminou o mundo. Já o homem por sua vez sofre e participa do mal mais que a mulher, simplesmente porque é mais atuante, característica essa dada por Deus ao homem, mais força, mais ímpeto e coragem. Esse conceito não exclui a mulher como participante do mal, pois ainda que ela não atue diretamente, muitas vezes ela é o pivô de contendas, além de entendermos como maligno o adultério, a malicia, fofocas e etc. coisas essas que podem ser praticadas por ambos os sexos.

A mulher nasce mulher, porém um homem não nasce; se forma.

Eu vou pelo caminho de toda a terra; sê forte, pois, e porta-te como homem. I Reis 2:2

Conhecemos bem aquelas mensagens como: homem não chora, até mesmo a do versículo acima dita por Davi a seu filho Salomão “Seja homem”, por ai entendemos que o ser homem não é uma coisa ganha com o nascimento, você tem de ser, ou se manter, homem, por causa disso, ouvimos até casos em que um senhor de idade, com filhos e netos, sendo desafiado por outrem: Seja homem! Como se ele na sua velhice ainda precise provar que é homem.
Esse mesmo pedido para ser homem vemos repetida na Bíblia outras vezes como no caso de Paulo recomendando na 1ª Carta ao Corintios capitulo 16 versículo 13: Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente, sede fortes. Ou seja se comportem como homens, sejam fortes.
Essa mesma recomendação é dada aos filisteus, inimigos do povo de Israel: Esforçai-vos, e portai-vos varonilmente, ó filisteus, para que porventura não venhais a ser escravos dos hebreus, como eles o foram vossos; portai-vos varonilmente e pelejai. I Samuel 4:9.
Por essas coisas percebemos que o ser homem está relacionado a hombridade que é pólo dicionário o aspecto varonil, nobreza de caráter, grandeza de ânimo, essas características devem estar associadas ao homem, ou seja se o homem não for nobre de caráter não é um homem, é no mínimo um “moleque” .
Assim não vemos essa cobrança de responsabilidade moral com as mulheres, elas são cobradas com relação ao amor e estética, mas com relação a coragem e responsabilidade se ela tiver são elogiadas e exaltadas, quanto ao homem isso lhe é obrigação e se não tiver eles são depreciados.

O homem é a cabeça

Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a [cabeça] da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Efésios 5: 23
A lei de nosso país tirou legalmente essa característica do homem de ser a cabeça da família, hoje essa função é do casal, porém a Palavra de Deus não muda, o homem é a cabeça, então o que vemos hoje nas famílias são homens e mulheres sem saber o que fazer, existe uma confusão tremenda sobre a autoridade domestica, ou melhor, sobre as responsabilidades, pois o que existe realmente é uma cobrança mutua no casal.
Aparentemente o homem deixou de ser respeitado em casa, assim o homem cada vez mais procura o refugio fora de casa, no trabalho, nos bares, com os amigos e etc. Por que em muitos casos o lar se tornou um local de compromisso: de criar os filhos, de sustentar uma mulher, que agora é “a patroa”, “Dona encrenca” e outros adjetivos pejorativos. A mulher deixou de ser a companheira auxiliadora, para ser a “coordenadora do matrimonio”.
É necessário revermos os conceitos e voltarmos para o padrão bíblico, entender realmente o que é respeito, amor e submissão, para que possamos nos colocarmos na posição verdadeira de marido cabeça da família e esposa auxiliadora do lar. Já foi dito uma vez que “Quando o homem não é a cabeça no lar, a mulher perde a cabeça”. Infelizmente tem acontecido isso.

Conclusão

É cada vez mais crescente a desvalorização masculina, o homem está deixando de ser exemplo de honra, para se tornar um simples financiador de prazeres para si e para o sexo oposto. E por sua vez a mulher se tornou um objeto de consumo e marketing, usado para vender qualquer tipo de produto: carro, casa, bebidas e prova de status. Se é rico quando se tem um bom patrimônio na qual esta incluso uma mulher bonita, ou varias.
É urgente que nas nossas igrejas valorizemos os homens como exemplo de caráter e firmeza., como realmente sendo a glória de Deus. Se não corremos o risco de cada vez mais as famílias se degradarem e nossas igrejas se tornarem uma simples reunião de pessoas.

Por Rubens Silva Aguiar
Editor@jacuipenoticias.com
Voltar a página inicial