O Batismo

O significado literal da palavra batismo é imersão ou mergulho, sendo assim a maioria das igrejas evangélicas, praticam o batismo por imersão total na água, porém algumas igrejas como a igreja presbiteriana e a Católica Romana praticam o batismo por aspersão, esse costume, segundo alguns, vem do período da conversão do império romano para o cristianismo, onde todos os que estavam sobre o domínio de Roma eram obrigados a se tornarem cristãos, sob pena de castigo, assim haviam milhares de pessoas que compareciam para aceitarem a nova crença, sendo desta forma mais prático borrifar água sobre a multidão do que mergulhar um a um na água.
Contudo a essência do batismo é justamente ser um sacramento, ou melhor, um sinal externo de uma graça dada por Deus, uma profissão de fé, testemunho público de conversão a Deus. Essa questão de ser por aspersão ou imersão deve ser uma questão de segundo plano. E por ser uma profissão de fé, os evangélicos não batizam crianças, por crerem ser necessário uma consciência do ato, pois ele só deve ser feito uma vez na vida.

Batismo de infantes
Em fins do século IV e começo do V, Santo Agostinho estruturou a liturgia do sacramento do batismo, ministrado aos recém-nascidos. Segundo ele, as pessoas já nascem com inclinação para o mal, pois, descendentes de Adão e Eva, compartilham do pecado original. Na Igreja Católica, joga-se água benta sobre a cabeça do neo-cristão para limpar sua alma e prepará-lo a imitar Cristo que, pelas mãos de São João Batista, também recebeu este sacramento.

Batismo nas águas (Batismo do arrependimento)

O batismo foi iniciado por João, o Batista, ele era chamado Batista justamente porque a base de seu ensino era o batismo.
Assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados.
E saíam a ter com ele toda a terra da Judéia, e todos os moradores de Jerusalém; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. Marcos 1: 4-5

A água era utilizada como símbolo de purificação e a lei judaica estabelecia seu uso como ritual de limpeza. Antes do século I a.C. pedia-se aos convertidos ao judaísmo que se banhassem como sinal de aceitação da Aliança. João chamava as pessoas a serem batizadas no rio Jordão e demonstrassem que realmente mudaram de atitude, seguindo uma vida digna. (Lucas 3: 10 em diante).
É bom lembrar que o batismo é um sacramento é não confere graça nenhum ao batizando, sendo simplesmente a manifestação externa de uma graça dada por Deus, ou seja, é a confissão pública da fé em Deus à comunidade.
A fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Efésios 5: 26-27

Batismo em Moisés

Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar; e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés, e todos comeram do mesmo alimento espiritual; e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo.
Mas Deus não se agradou da maior parte deles; pelo que foram prostrados no deserto.
Ora, estas coisas nos foram feitas para exemplo, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. I Coríntios 10: 1-6

Como vemos nos versículos acima o batismo é uma representação, justamente como no caso de Moisés, cujo batismo relata perfeitamente o batismo do arrependimento, pois o Egito, representam os inimigos de Deus e o velho homem carnal, ficaram dentro do mar; saindo o povo de Deus livre para o servir a Deus. Analisando o restante do capítulo vemos um aviso para se manter sempre em Cristo, afinal apesar de todos os grandes milagres feitos por Deus no meio deste povo, muitos caíram. Da mesma forma devemos ter muito cuidado com nossa vida de cristão.

Batismo como ordenança

Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.
Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?
Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu. Mateus 3: 13-15

Jesus foi o único homem que não precisava ser batizado, pois Ele não tinha pecado, por isso João não o queria batizar, porém Jesus disse que era necessário, porque o batismo é uma ordenança dada por Deus, sendo assim não convém a ninguém questionar, e sim cumprir. Da mesma forma a nós não convém qualquer questionamento sobre o batismo.
Nas igrejas primitiva as pessoas eram batizadas instantaneamente após a conversão a fé, porém hoje temos o costume de orientar o convertido sobre a responsabilidade do ato, não por uma questão de duvidar da conversão, pois esse julgamento só pode ser feito por Deus, porém para resguardar a consciência do batizando com relação ao ato que está praticando, evitando acontecer o fato do batismo se tornar “apenas um banho”. Contudo não é errado as igrejas batizarem instantaneamente as pessoas, nem batizarem depois, isto são apenas questões de moderações e racionalismos.

Batismo feito por Jesus – Com o Espírito e em fogo

O batismo de arrependimento foi criado por João Batista, porém ele mesmo disse que Cristo viria e seria maior que ele, e batizaria não com água mas, com o Espírito e em fogo.
Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo. Mateus 3: 11.
Jesus começou o seu ministério terreno após ser batizado por João, é começou pregando o arrependimento e que o Reino de Deus já havia chegado. Notadamente Jesus batizava mais que João, porém Ele mesmo não batizava e sim os seus discípulos.
Quando, pois, o Senhor soube que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos do que João (ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos) João 4: 1-2
Contudo percebemos pela Bíblia que espiritualmente Jesus executa dois batismos:

Batismo no Espírito

Esse batismo, já que batismo é imersão, significa que aquele que crê em Cristo, o próprio Cristo o imerge no Espírito Santo. Com o batismo pela água nos tornamos publicamente membro de uma igreja. Porém com o batismo feito por Cristo nos tornamos membros espirituais do corpo de Cristo.
Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. Gálatas 3:27
Este é o batismo verdadeiramente para salvação, e segundo alguns estudiosos, esse é o batismo que fala em Marcos 16:16. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Este é o selo dado por Deus que marca o verdadeiro salvo por Cristo.

Batismo no fogo – (O inferno)

Quando João, o Batista, falava de que Jesus iria batizar com o Espírito e com fogo, ele estava falando do julgamento e seleção final que o Messias iria fazer, ou seja, o Cristo iria separar o “joio do trigo”, as “ovelhas dos bodes”.
A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível. Mateus 3:12
Está passagem se lida inteira e interpretada corretamente será notado que esses dois batismos são julgamentos cujas sentenças são Espírito (salvação) e fogo (perdição).
Novamente, como batismo é imersão, neste batismo de fogo, os condenados serão lançados no lado de fogo e enxofre que fala em Apocalipse.
Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte. Apocalipse 21:8.
Existem algumas confusões relativas a este tema, pois surgiu dentro dos movimentos pentecostais, uma cultura de fogo, ou seja, tudo tinha de ser de fogo: Oração de fogo, sapato de fogo, pregação de fogo, etc. de fogo. Assim neste ínterim muitos membros pediam o batismo de fogo, porém faltando analisas a Palavra eles estavam pedindo simplesmente para serem lançados no lago de fogo. Graças a Deus que Ele é misericordioso e não faz tudo que pedimos, e não leva em conta a nossa ignorância (Atos 17:30). Inclusive em algumas músicas evangélicas existem ainda a referência a esse batismo de fogo como sendo coisa boa, porém qualquer pastor pentecostal que tenha um conhecimento da Palavra jamais indica este pedido de oração.

Batismo em nome da Trindade

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. João 3:26
Os evangélicos crêm que Jesus só deixou duas ordenanças: O batismo e a Ceia, a Igreja Católica crê que são sete. Porém como estamos falando do batismo, o Próprio cristo diz que devemos batizar em nome da Trindade. Alguns pregam que deve ser batizado em nome de Cristo, contudo esta doutrina gera mais discordância do que união, gerando inclusive nesses grupos o re-batismo e segundo o nosso entendimento parece ser uma heresia, afinal Deus não é Deus de confusão. E o batismo só deve ser feito uma vez. É claro, porém que se exclui o batismo de crianças, por elas não terem consciência do ato.
Porque Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos.
I Coríntios 14:33.

Batismo pelos mortos

De outra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos? Se absolutamente os mortos não ressuscitam, por que então se batizam por eles? I Coríntios 15:29.
Os atos externos, em sua maioria, geram questionamentos e supervalorização do ato, seja os exemplos dos artistas cujas opiniões possuem muito peso. Em nosso meio veja os exemplos dos dons e milagres externos, como o dom de línguas e de profecia que gera ainda anta discórdia no meio. No caso do batismo na igreja primitiva foi isso que aconteceu, inclusive Paulo chega a dar graças a Deus por não ter batizado.
Dou graças a Deus que a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio. I Coríntios 1:14
Essa supervalorização do batismo na igreja de Corinto gerou a ideia de que se a pessoa não fosse batizada não iria ser salva, coisa aliás que também contribuiu para o batismo de crianças no catolicismo. Sendo assim se uma pessoa morreu sem ser batizada, estaria perdida, então surgiu a ideia no meio da igreja de Corinto de um vivo se batizar no lugar de um morto para que ele tenha acesso a salvação. Contudo Paulo combate este ato como sendo um ato sem valor.

Conclusão

O batismo é um ato importantíssimo para a cristandade, por isso deve ser tratado com muito selo e respeito. É necessário que os crentes em Cristo entendam a verdadeira importância dele, pois além de ser uma das ordenanças de Cristo, Ele mesmo o fez como exemplo, dando a este ato uma suma importância, referindo-se este ser esta a vontade de Deus.
Cumpramos pois este ordenamento com zelo e amor.

Voltar a página inicial