A vitória mesmo na derrota ou o que é a vitória.

Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Romanos 8:37

Hoje em dia nas reuniões religiosas, evangélicas ou cristãs de modo geral, tem se falado muito em vitória, mas o que seria vitória para Deus: E será que temos buscado a vitória verdadeira em Cristo? Temos sido mais que vencedores?
Então tentaremos entender algumas coisas sobre a vitória, e para compreendermos melhor temos de saber alguns conceitos, dois, que usaremos como base para esse entendimento.

1º Conceito humano
2º Conceito transcendental

O Conceito Humano – é o humanamente entendível e aceitável, conceituado cientificamente e empiricamente.

O Conceito transcendental – é o que excede o entendimento, é pura razão e fé, e pode até ser colocado como mito, pois não tem paralelo humano.

Com estes dois conceitos queremos dizer que certas colocações bíblicas não encontram respaldo na conceituação humana e as questões sobre vitória bíblica encaixam-se nestes termos.
Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. I Coríntios 2: 14-15

Conceituando a vitória

Vitória dentro do entendimento humano é ganhar e é tão logicamente claro que é até difícil conceituar a vitória, ou se interessar por estes questionamentos. Daí existe uma dificuldade em entender o conceito de vitória bíblica, veja:

Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33
Perceba que depois de Jesus dizer que venceu o mundo, segue-se uma grande sequência do que seria, para os conceitos humanos, uma grande derrota: Traição no Getsêmani, prisão, julgamento, condenação pública, cruz e morte.
É neste ponto que o conceito de vitória difere do humano e transcendental.

A vitória é perca

Vida e morte fazem parte da mesma eternidade

Qualquer que procurar preservar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, conservá-la-á. Lucas 17:33
A vitória que a Bíblia qualifica é uma perca para um ganho futuro, nesta vida ou na eternidade.
Observe que vários personagens bíblicos tiveram de deixar algo, perder para depois serem recompensados, alguns perderam até a própria vida.
- Os discípulos de Cristo deixaram seus trabalhos para segui-lo. (Lucas 18:28)
- Paulo deixo sua vida como fariseu respeitado para ser cristão perseguido. (Filipenses 3:8)
- Moises deixou a vida no palácio de Faraó (Hebreus 11:24)
- Abrão deixou sua terra e parentela

As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; e outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões.
Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra. Hebreus 11: 35 – 38


Veja a vida dos citados acima, abandonaram uma vida que seria prospera, para serem errantes, peregrinos e perseguidos. Parece uma escolha insensata para os moldes humanos, mas isso é fé que transcende o entendimento.

Vitória cristã hoje em dia

Tem entrado em nossas igrejas, ultimamente, conceitos e técnicas humanas, são conceitos verdadeiros e aceitos amplamente, não estão errados, porém a fé tem sido posta como simples apoio a auto-ajuda, emoções e incentivos motivacionais bem técnicos; enfim muitos pregadores tem se tornado meros “Animadores de auditório” e a igreja uma agencia da vitória certa, um “Baú da Felicidade”.
Contudo o crente não deve viver de campanha em campanha, de vitória em vitória, ele vive de fé em fé e de glória em glória.

Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. Romanos 1:17

Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. II Coríntios 3:18

A vitória para o crente não é ganhar algo, ou sobrepujar uma dificuldade, a vitória do crente é uma vida toda entregue a Deus, ganhando ou perdendo, ou melhor a vitória não é TER e sim SER.

Conclusão

O mundo não pode entender o que é a vitória em Deus, e nem isso pode ser explicado logicamente, mas nós entendemos o mundo e o erro da igreja esta em além de entender, aceitar, concordar, assimilar, aprovar e praticar essas ideias do mundo, deixando de lado a verdadeira vitoria de Deus.
Isto tem acarretado que a igreja hoje é vencedora, humanamente falando, mas muitos não chegam ao patamar espiritual de se mais do que vencedores, ou seja, aquele que vence tudo, tornando os seus inimigos, suas derrotas e fracassos em vitória, isso é ser mais do que vencedor. Isso só Cristo pode fazer em nós.

Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte. II Coríntios 12:10 (Paulo esse foi o homem que disse ser mais do que vencedor).

Por Rubens Aguiar
Comente este estudo
Leia mais materias sobre fé
Comentários:

Segundo o meu ponto de vista pensava segundo o conceito humano,lendo muito pode entenderque: qual é o galardão do homem ganhar tudo neste mundo e perder a sua alma? Por isso tudo é somente Vaidade. Eu sei q é dificil perder mundo,mas junto com cristo VENCEREI.Amem

belothe Makiesse Alves


pow mto interessante a parte que fala quem nem nos interessamos em questionar a vitória, realmente, existem algumas vitórias que seriam melhor nem termos conseguidos, pois as vzs não estamos preparados para lidarmos com ela, mto sensacional o estudo.

thiago batista