Seis Talhas Vazias

Ora, estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três metretas.
Ordenou-lhe Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. João 2:6-7

A história é bem conhecida do meio cristão, o primeiro milagre de Jesus, feito em um casamento. Porém aqui gostaríamos de analisar pela visão de um casamento, não só a cerimônia, mas sim o casamento em sua totalidade.

Primeiro. Jesus foi convidado.

Havia uma festa, muitas pessoas foram convidadas, como no nosso casamento planejamos muito, colocamos muita coisa para o nosso relacionamento, amigos, parentes, etc. Mas neste casamento a pessoa mais importante foi convidada também, Jesus foi convidado para o casamento. Jesus tem que ser convidado para o seu casamento!
..e foi também convidado Jesus com seus discípulos para o casamento. João 2:2

Faltou alguma coisa no casamento.

E, tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm vinho. João 2:3
Acabou o vinho no casamento, vinho na Bíblia representa a alegria, veja em Salmo 104:15 o vinho que alegra o seu coração, o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que lhe fortalece o coração. Então acabou a alegria da festa, como vão ficar os noivos? Que descuido!
Todo casamento começa com uma festa, com alegria, com sonhos e expectativas para o futuro. Mas nessa festa de casamento houve um descuido e antes da festa acabar já faltava o vinho, os convidados já estavam percebendo isso, inclusive Maria comenta com Jesus. Eles não têm vinho João 2:3. Ou seja, eles se descuidaram, a festa vai se estragar. Ao que: Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. João 2:4. Ou seja, deixe de se meter no casamento dos outros. A alegria está acabando, mas Jesus ainda está no casamento e Ele pode resolver tudo. Assim Maria passa a responsabilidade para a resolução do problema no casamento a que é de direito, a Jesus.
Então Jesus vê as seis talhas que estavam vazias. Eram talhas grandes cabiam três metretas (medida antiga equivalente a cerca de 40 litros).
Elas eram seis talhas – O número seis representa o humano. Pois Deus criou o homem no sexto dia.
Elas estavam sem água – a água representa a Palavra de Deus. A fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra... Efésios 5:26
Assim entendemos que o casamento apesar de se ter convidado a Jesus, a Palavra de Deus foi deixada de lado, então o casamento foi decaindo, pois não foi firmado na Palavra de Deus. E por serem seis entendemos também, que é responsabilidade do casal manter a casa (talha) cheia da Palavra de Deus. Afinal querer só a presença e benção de Deus sem alimentar a alma com a Palavra de Deus é, no mínimo, um grande descuido.

Jesus não vai fazer o que é para nos fazermos.

Em algumas passagens da Bíblia vemos que Jesus mandava os discípulos fazer, mas Ele mesmo não fazia a exemplo dos batismos. ...ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos. João 4:2
Jesus mandou tirar a pedra do sepulcro de Lázaro. Disse Jesus: Tirai a pedra.... João 11:39
Jesus mandou os discípulos dar mantimento a multidão. Jesus, porém, lhes disse: Não precisam ir embora; dai-lhes vós de comer. Mateus 14:16.
E etc.
Jesus faz o milagre, mas Ele não vai mover um dedo nas coisas que são de nossas responsabilidades. Aí então vem a pergunta.

Você deixou a talha ficar vazia?

Dizem, ironicamente, que o relacionamento começa como se o casal fossem técnicos em botânica, a conversa é só, “minha flor”, “meu jardim”, “que perfume”. Depois da botânica passa-se para a zoologia, “seu animal”, “cavalo”, “burra”, etc.
A verdade é que muitos casais, com algum tempo de casamento deixam o relacionamento descuidado “não enchem a talha”, não saem juntos, não conversam mais coisas de amor, não lêem mais a Palavra juntos. Então Jesus manda que diligentemente encha a talha. Ordenou-lhe Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. João 2:7
Então casal faça o que Jesus mandou: encha a talha até a boca, volte a agradar o seu cônjuge, que o milagre vai acontecer.

Vai ficar melhor do que antes

...e lhe disse: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. João 2:10

Depois que Jesus conserta o casamento as coisas ficam melhores do que antes, pois o milagre de Deus é manifesto, e quando Jesus age tudo fica melhor. Assim é no casamento, faça a sua parte que Jesus vai fazer o milagre, você verá que o vinho (alegria) vai se tornar abundante e todos verão que a sua alegria matrimonial com Cristo é a melhor.

 

Por Rubens Silva Aguiar
Editor@jacuipenoticias.com

Comente este estudo

Leia mais materias sobre fé

Voltar a página inicial
Coméntários:

amei gostei muito 
bispa pascoalina

parabens pelos estudos benção de Deus,Deus abençoe vcs ricamente

luiz alexandre ribeiro santos

Amado irmão em Cristo agradeço a DEUS por sua vida. Que palavra maravilhosa DEUS falou comigo poderosamente. Vi pessoas que fizeram comentários a respeito da mesma mais te digo DEUS é em sua vida e usa de nós como Ele quer. Deus te abençoe em nome de JESUS.

Marcelo O Souza

gostei bastante, de grande valia para aplicar como Estudo bíblicos, Deus continue te abençoando.

samuel

Meu amigo e irmão que fez o primeiro comentário, acho que não conhece a exegese, pois o texto tem que estar em seu contexto, e este assunto, melhor esse este estudo esta bem fundamentado e e perfeito para conselhos pastorais diante de um casamento.

Isaac

Daniel o que é isso meu irmão, que comentário sem nexo é esse tu é casado? absurdo

ISAQUE CORDEIRO COSTA

meu irmão. muito bom. com certeza ótimos conselhos para o casamento. mas isso se chama alegoria e alegorizar desta forma é simplesmente desprezar a mensagem principal do texto. existem dezenas de textos que falam sobre casamento mas esse com certeza não. o propósito deste milagre está bem claro no v.11: revelar a glória de jesus e para que seus discipulos cressem nele.

Deus te abençoe.

Daniel Flávio M. Soares


as talhas vazias fala do homem sem Deus.
o numero seis, fala da razão do homem.
Agora, o vinho fala do ESPIRITO SANTO que transforma o coração do homem através da palavra de Deus...

gesiel