Pecado e iniquidade: Convivência do pecado na vida do crente

Introdução

Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Salmos 51:5

Pecado e iniquidade são duas faces da mesma moeda, sendo que, com este estudo, faremos uma distinção mais acentuada dos dois conceitos.

Pecado como um ato da natureza humana, que foi agregado a ela pelo “pecado original” Romanos 5:12.
Iniquidade como um ato deliberado de pecado, o pecar consciente.

A origem da iniquidade

A iniquidade se inicia com satanás querendo ser igual a Deus. Isaias 14: 12-17. Daí vemos a essência da iniquidade que a soberba e a inveja; se achar melhor do que e sofrendo com inveja do outro.

No caso de satanás, que é o modelo de iniquidade, vemo-lo, egocêntrico, admirando a si mesmo, sendo confrontado com a verdade, que Deus é melhor.

No caso do ser humano iníquo, acontece algo semelhante. Sempre existe alguém melhor do que o outro. O não aceitar esta situação, se alegrar com vitorias alheias, movimentas as ações iníquas.

A iniquidade gera no iníquo a busca, por todos os meios, para alcançar seus objetivos: mentiras, lutas, roubos e todas outras formas escusar podem ser usadas; mas como o iníquo não fica satisfeito, e, não consegue seus objetivos, ele tentará prejudicar o seu objeto de inveja.

Satanás tentou contaminar a Eva com o seu ideal de ser igual a Deus (Genesis 3:4-5), prejudicando assim a criação de Deus. Também tentando menosprezar a Jó pela sua fidelidade. (Jó 1: 9-10)

O iníquo é um condenado pelos seus próprios desejos que acabará por leva-lo a ruína (Ezequiel 28: 12-19)

O pecado original – a essência

Diferente da iniquidade, para uso didático, conceituamos o pecado como um ato não voluntario, seria o culposo, sem intenção. Na iniquidade a pessoa peca consciente, intencionalmente.

Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade. 1 João 3:4

É bom entender que iniquidade é pecado, e pecado é iniquidade, ninguém se justificará por ter cometido pecado inconsciente e nem sempre é feita esta distinção na Bíblia entre pecado e iniquidade.

Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá. Lucas 12:48

Voltando ao caminho de que o pecado é um ato impensado e natural humano, entendemos que Eva foi enganada por satanás, sendo levada a pecar., como relatado em I Timóteo 2:14.

O significado literal de pecado é errar o alvo, ou seja, não fazer o que deveria ser feito, não cumprir sua função.
Contaminação do pecado

E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz. Gênesis 8:21

Geralmente quando tratamos de pecado, relacionamos os danos espirituais e a separação entre Deus e o homem, com o sacrifício de Cristo curando os malefícios espirituais do pecado.

Entretanto a direção deste estudo é focar nos efeitos carnais / materiais do pecado, coisa que permanece, mesmo com a conversão e que acompanha o ser humano até a morte.

Lei do Pecado

Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Romanos 7:23

O pecado, conceitualmente, é errar o alvo, desta forma, o ser humano, que está contaminado pelo pecado, prioritariamente, vai tender para o erro, independente de ser crente ou não.

Perceba que temos de ensinar e motivar a ser honesto, fiel, falar a verdade, etc, enfim: Temos de ensinar e motivar a fazer o certo, pois, o errado, todo mundo sabe fazer.

A contaminação pecaminosa do homem e da mulher

Neste tópico abordaremos separadamente o efeito do pecado sobre o homem e a mulher. O principio é que Deus criou cada um com um propósito específico: o homem para cuidar da terra, do jardim e governar; a mulher para ser ajudadora do homem.

Desta forma, como entendido anteriormente, o pecado afeta estas funções do ser humano.

O homem degenerado

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Romanos 5:12

Ao homem foi atribuída a responsabilidade sobre a terra e todos os seres dela, daí da falha do homem a extensão do dano levada, não só a toda humanidade, mas também a toda a terra que se tornou maldita por causa dele.

Assim também percebemos que com o pecado, além da morte, veio também a dor, a fadiga e as dores, dificultado a capacidade de produção do homem. (Gêneses 3).

Neste contexto, podemos acrescentar outros fatores como a preguiça, tentativas de logro, etc; coisas que Deus condena severamente, mas são coisas que se perpetuaram, como a balança enganosa (Provérbios 11:1). Afinal constantemente vemos estabelecimentos, postos de combustíveis e até industrias sendo pegas com medidas enganosas.

O que o homem ganha com todo o seu trabalho em que tanto se esforça debaixo do sol?
Eclesiastes 1:3

Outro fator pesando sobre o homem é o fruto de seu trabalho, pois depois do pecado, uma certeza de finitude, inutilidade e morte se apoderou do homem como bem aponta o livro de Eclesiastes, mesmo se alegrando no fruto deste trabalho, percebe-se que não há uma satisfação plena e que o trabalho não para nunca.

Na verdade esta satisfação só pode ser alcançada em Cristo, como Ele bem falou: Trabalhai não pelo pão que perece, mas pelo eterno (João 6;27)

Resumindo, enquanto o homem estiver sobre a terra, ele esta sujeito a dores, cansaço constantes, ou a buscas mais pecaminosas, como as tentativas de lucro fácil, roubos e enganos.

Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. 2 Timóteo 3:13

A mulher degenerada

Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar. (Mateus 19:10 e Marcos 10: 1-12).

O que teria levado os discípulos de Jesus a chegar a esta conclusão acima? Porque Jesus não rebateu esta afirmação?

O fato é que a mulher foi degenerada (perdeu sua característica original, foi corrompida) pelo pecado, desviando de sua função original (ajudadora idônea).

Lembrando que um ajudador, deve, no mínimo ter força suficiente para tal, a principio deve ter força semelhante, ou maior, do que o objeto que necessita do auxilio, caso contrario, pode atrapalhar, em vez de ajudar.

Aparentemente foi este o contexto que os discípulos de Jesus usaram para dizer que era melhor não casar, já que não podia se separar depois.

Então temos a mulher como vaso frágil (I Pedro 3:7), que depois do pecado, necessita de ajuda e proteção, coisa diametralmente oposta ao objetivo de Deus para a mulher.

Assim temos agora o pecado agindo na mulher para que ela reaja contra a vontade de Deus, sendo que a ordem para a submissão ao marido se torna difícil de ser executado e ao contrario de ajudar o marido, ela requer dele, devoção, ajuda e cuidados.

Geralmente, o marido (também degenerado), não conseguirá suprir estas demandas, gerando frustrações e insatisfações, que são agravadas pelo pecado e carnalidade.

...e a mulher reverencie o marido. Efésios 5:33

O ser humano é muito complexo, não existindo uma formula matemática para resolver este problema, porém na Bíblia existem soluções para tudo

No caso da mulher, no casamento, seria essa, de Efésios 5; reverencie seu marido, em outras, ache nele algo de bom, de admirável, elogie ele em seu interior e principalmente, creia na máxima abaixo:

Ele não fez de propósito!!!
E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Lucas 23:34
O perdão, com consciência mutua de pecado pode tornar o casamento melhor.

A armadilha das emoções

O pecado de Judá está escrito com um ponteiro de ferro, com ponta de diamante, gravado na tábua do seu coração e nas pontas dos vossos altares.
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17:1 e 9

O ser humano degenerado sempre vai tender para o erro, e as emoções são os principais fatores para colocarem, encobrirem ou gerarem situações de erro.

As emoções cegam e embaraçam o entendimento, direcionam só para a aparência, condições agradáveis e enganam.
Para combater os enganos emocionais, fugir dos desejos carnais (concupiscência), a formula é sempre a mesma: Vigiar e orar!

Na verdade esta luta contra os desejos da carne, durará todo o tempo terreno, e esta luta não será só contra os desejos atrativos adocicados pelo pecado, mas também contra os sentimentos depressivos que se apegam nas pessoas, a própria e nas outras.

Quase conclusão

Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3

O fato é que este tema do pecado na carne do crente, não se esgota de forma fácil, sendo que mesmo sendo guiar pelo Espírito Santo, orando e vigiando, mesmo assim pecamos, provocamos danos à pessoas e até a obra, por isso este é um tema que não se esgota, só na eternidade, quando o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade esse problema será resolvido. (Coríntios 15:53).

A conclusão que chegamos é que o fiel deve conhecer suas limitações e as ciladas da carne, mundo e diabo, para assim poder desviar delas, fugindo como José da mulher adultera, seguindo o exemplo de Jó que se desviava do mal. Enfim; buscando a paz e seguindo.

Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a.1 Pedro 3:11

Por Rubens Aguiar
Comente este estudo
Leia mais materias sobre fé