Ano Novo – Recomeçando uma nova vida.

Por que encerramos o ano em dezembro, que apesar de seu nome ter a ver com o décimo mês ele é o 12º mês? Ou melhor, por que precisamos comemorar datas de inicio e fim das coisas, nascimentos, mortes, inaugurações, re-inaugurações, etc.?

Primeiramente vamos entender o que é o calendário e como é o nosso calendário.

Calendário e um sistema de medida de tempo para as necessidades da vida civil secular, com a divisão do tempo em dias, meses e anos. As divisões têm como base os movimentos da Terra e as aparições regulares do Sol e da Lua. A medição de um ano se baseia numa rotação da Terra em torno do Sol e se chama ano estacional, tropical ou solar. Um ano solar tem 365 dias, 5 h, 48 min e 45,5 s. A duração dos meses é aproximadamente uma duodécima parte de um ano (28 a 31 dias) e é ajustada para encaixar os 12 meses em um ano solar. A semana teve origem na tradição judaico-cristã, que recomendava descansar do trabalho um dia em cada sete.

O nosso calendário

O calendário romano original, introduzido por volta do século VII a.C., tinha 10 meses e 304 dias no ano, que começava em março. Mais dois meses, janeiro e fevereiro, foram acrescentados posteriormente, ainda no século VII a.C., mas como os meses tinham somente 29 ou 30 dias, era preciso intercalar um mês extra aproximadamente a cada dois anos. Os dias do mês eram designados pelo incômodo método de contar para trás a partir de três datas: as calendas, ou o primeiro dia de cada mês; os idos, ou meados do mês, que caíam no dia 13 de certos meses e no dia 15 de outros; e as nonas, ou o nono dia antes dos idos.

No ano 45 a.C, Caio Júlio César decidiu usar um calendário estritamente solar. Esse calendário, conhecido como juliano, estabeleceu o ano normal, com 365 dias, e o ano bissexto, a cada quatro anos, com 366 dias. O calendário juliano também instituiu a ordem dos meses e dos dias da semana tal como aparece nos calendários atuais.

O papa Gregório XIII instituiu um calendário, conhecido como gregoriano, estabelecendo que os anos centenários divisíveis por 400 deveriam ser bissextos e que todos os demais anos centenários deveriam ser normais. O calendário gregoriano foi sendo adotado lentamente em toda a Europa. Hoje é válido em quase todo o mundo ocidental e em partes da Ásia.

Outros Calendários

O calendário gregoriano é basicamente cristão. O calendário oficial da Igreja católica é a relação anual das festas, dias dos santos e festividades, com as datas do calendário civil em que elas acontecem.

O calendário judeu, que vem do antigo calendário hebreu, permaneceu inalterado desde cerca do ano 900. É o calendário oficial do moderno estado de Israel. O ponto de partida da cronologia hebréia é o ano 3761 a.C., a data da criação do mundo, conforme interpretação do Antigo Testamento. O calendário judeu é lunar e solar, baseado em meses lunares de 29 e 30 dias quase sempre alternadamente. Outro calendário religioso fundamental é o islâmico, usado em quase todos os países muçulmanos. É calculado a partir do ano 622, o dia posterior à hégira, ou a partida de Maomé de Meca para Medina.

Como pode-se perceber as datas de início do ano depende do ponto de vista dos povos, a exemplo o início do ano novo judeu é um, o chinês é outro, da mesma forma o mulçumano também. Sendo assim o nosso, de origem romana, era em março, depois passou para abril e mais adiante para 1º de janeiro, na qual é comemorado o dia da circuncisão de Cristo. Quando se completaram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. Lucas 2:21. Além, é claro, do dia da paz.

Precisamos de datas comemorativa de marcos.

O ser humano precisa de datas para relembrar os grandes feitos que se passam em sua vida, e o primeiro grande memorial colocado por Deus a um povo foi justamente a Páscoa: Também falou o Senhor a Moisés no deserto de Sinai, no primeiro mês do segundo ano depois que saíram da terra do Egito, dizendo: Celebrem os filhos de Israel a páscoa a seu tempo determinado.
No dia catorze deste mês, à tardinha, a seu tempo determinado, a celebrareis; segundo todos os seus estatutos, e segundo todas as suas ordenanças a celebrareis.
Disse, pois, Moisés aos filhos de Israel que celebrassem a páscoa. Números 9: 1 - 4

Deus mais do que ninguém sabe que os homens precisam comemorar os grandes feitos, para renova as suas crenças e seu amor, exemplo disso temos as datas 7 de setembro (independência do Brasil), 2 de julho (independência da Bahia). Temos de comemorar essas datas senão o patriotismo e o amor pela pátria morre. Da mesma forma é necessário comemorar as datas de casamento, noivado, namoro, etc. para manter acesso o amor que se sentiu, ou seja, reviver e reacender o amor.
Desta forma Jesus criou um marco especial semelhante a páscoa, a ceia: ... e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. I Corintios 11: 24-25

Então cada vez que comemoramos a páscoa devemos lembrar que Deus libertou o seu povo da servidão, e não de coelhinho e cocholates. Da mesma forma cada vez que ceiamos lembramos do sacrifício de Cristo na cruz.

A coisa mais velha do mundo é a novidade.

É um anseio de toda a humanidade a “renovação”, todos nós procuramos sempre uma coisa nova para que nos sintamos renovados, queremos o que é mais moderno, pois achamos que é melhor, porém a Bíblia adverte.
O que tem sido, isso é o que há de ser; e o que se tem feito, isso se tornará a fazer; nada há que seja novo debaixo do sol.
Há alguma coisa de que se possa dizer: Voê, isto é novo? Ela já existiu nos séculos que foram antes de nós.
Já não há lembrança das gerações passadas; nem das gerações futuras haverá lembrança entre os que virão depois delas. Eclesiastes 1: 9-11.

Ou seja, começamos 2009 cheio de esperanças, da mesma forma como começamos 2010 e provavelmente começaremos 2011, 2012 e etc. até Jesus voltar.

Só existe uma pessoa que pode fazer coisas novas. Jesus!

E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Apocalipse 21:5
Assim, não importa como será 2010, só conseguimos viver em novidade de vida com Jesus, pois a novidade não está nas coisa mas sim no espírito. Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Romanos 6:4.

Então o que devemos fazer para receber o ano novo.

Primeiramente devemos deixar de buscar as criaturas e buscar o Criador, veja os exemplos:

Procurai aquele que fez as Plêiades e o Oriom, e torna a sombra da noite em manhã, e transforma o dia em noite; o que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; o Senhor é o seu nome. Amós 5:8 Procurem o Criador dos astros e não os astros.

Cansaste-te na multidão dos teus conselhos; levantem-se pois agora e te salvem os astrólogos, que contemplam os astros, e os que nas luas novas prognosticam o que há de vir sobre ti. Isaías 47:13. Procurem Deus que realmente tem poder para fazer as coisas em vez de, feiticeiros, bruxos e enganadores que dizem ter poderes que não tem.

Ai daquele que diz ao pau: Acorda; e à pedra muda: Desperta! Pode isso ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, e dentro dele não há espírito algum.
Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra; cale-se diante dele toda a terra. Habacuque 2:19-20.
Não busque imagens de coisas que você não conhece, mas busque a Deus que fez todas as coisas, até o barro, a madeira ou pedra de que foi feita a imagem.

Não se deixe enganar pelos seus próprios desejos carnais.
O meu povo consulta ao seu pau, e a sua vara lhe dá respostas, porque o espírito de luxúria os enganou, e eles, prostituindo-se, abandonam o seu Deus. Òseias. 4:12.

Com certeza cada um de nós quer o melhor para o ano novo, porém não conseguiremos isso com mandingas, simpatias ou mágicas. Um ano realmente novo, ou melhor uma vida realmente nova, só em Cristo. Veja todas essas recriminações que Deus faz com relação ao erros humanos, não é nada, senão um pedido feito por Deus para que todos nós o busquemos de coração: Buscai o bem, e não o mal, para que vivais; e assim o Senhor, o Deus dos exércitos, estará convosco, como dizeis. Amós 5:14.

Conclusão

Nunca podemos deixar de perder a esperança em dias melhores, porém, só podemos ter dias melhores através da verdade que é Jesus e não através de engano. Assim sendo devemos sempre estarmos com a mente positiva, abençoando sempre, orando e pedindo a Deus para que as suas bênçãos esteja sobre todos nós.

Amém

Por Rubens Silva Aguiar
Editor@jacuipenoticias.com

Click aqui e deixe a sua mensagem para este Ano Novo, ou melhor este Ano Bom!!!!

Leia mais materias sobre fé

Voltar a página inicial

Comentarios:

Aproveito a oportunidade, e quero desejar a todos um ano novo maravilhoso e abençoado por Deus.

Celso Alves