A verdade sobre a mentira!

O que é a verdade?

Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade? E dito isto, de novo saiu a ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum. João 18:38

Pilatos parece até um político moderno ao questionar Jesus sobre o que é a verdade e não esperar pela resposta.

Corretamente este é um questionamento antigo, o que é a verdade? Afinal não temos consciência total das coisas, assim surgiram varias distorções:

- A verdade depende do ponto de vista
- Meias verdades
- Mentira comercial
- Uma mentira dita mais de 15 vezes vira uma verdade (Nazismo)
- Etc

Realmente é correto afirmamos que não conhecemos as coisas, assim o que acreditamos ser certo pode não ser, principalmente hoje, com tantas informações desencontradas. Então o que fazer?

O julgamento da consciência.

Nisto conheceremos que somos da verdade, e diante dele tranqüilizaremos o nosso coração; porque se o coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas.
Amados, se o coração não nos condena, temos confiança para com Deus. I João 3: 19-21

Se não podemos ter certeza da verdade, então devemos agir de acordo com a nossa consciência, no que acreditamos ser certo, claro seguindo critérios bíblicos e morais.
Desta forma temos de agir de acordo com os nossos princípios, assim quando dizemos algo, temos a certeza, segundo a nossa consciência, se queremos falar a verdade ou enganar mentindo, com meias verdades ou mentiras inteiras.

O pai da mentira.

Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44
A mentira é maligna, sua intenção é destruir, prova disso é que a única criação atribuída ao diabo é a mentira.
Desta forma cremos que a mentira só trás males e frustrações, nunca uma proteção ou conforto duradouro.

A verdade é única.

Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno. Mateus 5:37
A mentira insiste em supor que existem mais de um caminho: “Todos os caminhos levam a Deus”, mas o correto é o que Cristo afirmou: Só existe uma verdade, o que passa disso é maligno.
Concomitantemente a isso, entendemos que não existem meias verdades, veja o exemplo de Abraão, afirmando que Sara era sua irmã, para ocultar que ela era sua esposa, isso era uma meia verdade, que provocou uma grande confusão no Egito e depois em Gerar. (Genesis cap 12 e cap 20)

Além disso ela é realmente minha irmã, filha de meu pai, ainda que não de minha mãe; e veio a ser minha mulher. Genesis 20:12

Abraão tentou ocultar o matrimonio por medo dos outros, mas ele tinha sido bem recebido, ele não confiou em Deus, confiou na mentira, e até tempos mais tarde seu filho Isaque incorre no mesmo erro do pai (Genesis 26)
Assim a Bíblia conclui que a verdade deve ser dita independente de tudo.

A verdade em amor

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Efésios 4:15

Falar a verdade não quer dizer ofender a todos, e nem falar tudo, existe a moderação e o amor.
Existem vários filmes de comedia que retratam como seria a situação, no caso de uma pessoa só falasse a verdade, sem restrição e totalmente. Realmente isso seria uma tragédia, a falta de moderação.
Para entendermos vamos imaginarmos uma situação na igreja:

Uma irmã, recém convertida, aparece varias vezes na igreja com trages sensuais.
O que fazer?

- Repreender
- Exigir roupas comportas
- Não falar nada
- Ignorar

Esse é um caso hipotético! Mas acrescentando, a irmã é nova convertida, vinda de um mundo onde a sensualidade é incentivada e exaltada, assim ela só se sente bem com este tipo de roupa sensual. Ela nunca foi elogiada por ser composta!
Ai então é que pode entrar a verdade em amor, pois seria mais produtivo, elogiar uma mulher por vestir-se de forma composta, do que criticar a sensualidade pela qual elas são elogiadas no mundo.
Jesus da exemplo ao elogiar um israelita, a fé da mulher samaritana, do centurião e em outros casos na Bíblia onde o elogio é bem recebido e útil.
Jesus, vendo Natanael aproximar-se dele, disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo! João 1:47

Concluindo

A verdade é o único caminho, podendo até ser sofrível como um remédio amargo, mas é a única coisa que funciona permanentemente.

Quem, Senhor, habitará na tua tenda? quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda irrepreensivelmente e pratica a justiça, e do coração fala a verdade; que não difama com a sua língua, nem faz o mal ao seu próximo, nem contra ele aceita nenhuma afronta; aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado, mas que honra os que temem ao Senhor; aquele que, embora jure com dano seu, não muda; que não empresta o seu dinheiro a juros, nem recebe peitas contra o inocente. Aquele que assim procede nunca será abalado. Salmo 15

Por Rubens Aguiar
Comente este estudo
Leia mais materias sobre fé