Vereadores Oseas e Bruno Nery confirmam crime ambiental da Embasa em Conceição do Jacuípe

Na manhã desta segunda-feira, 25 de outubro de 2021, os vereadora Oseas e Bruno Nery, juntamente com o JacuípeNoticias, foram até o Rio dos Cagados, verificando o despejo do esgoto da Embasa no local.

Desde o ano de 2016 o Vereador Oseas vem fazendo denuncias e alerta dobre o dano ambiental e econômico que a destruição do Rio dos Cagados provocaria (click), sendo que em maio de 2021, uma agencia reguladora, a AGERSA, e confirmou as irregularidades dando um prazo de, até 360 para resolver estes problemas (click), coisa que aparentemente ainda não foi feita.

Os Vereadores foram até o despejo do esgoto no rio dos Cagados e verificaram a existência de dejetos, mau cheiro e a aparência de produtos químicos despejados, enfim o rio praticamente morto.

Na parte de cima, na estação de tratamento, no Vila Esperança, moradores das proximidades tem de conviver com o mau cheiro que sai da estação, e, todos os moradores pagam a Embasa um valor de R$ 11,88 (onze reais e oitenta e oito centavos) pela taxa de esgoto ineficiente.

O Rio dos Cagados era uma grande fonte de água para os agricultores do Oitizeiro, que desde a instalação desta estação, com as falhas da Embasa tiveram uma queda grande na produção e na confiabilidade do produto. (reveja click)

Esgoto desse de uma grande elevação.