Prefeitura vai distribuir 1,4 mil kg de sementes para agricultores familiares de Conceição do Jacuípe

A Prefeitura de Conceição do Jacuípe vai distribuir na próxima segunda-feira (dia 22/03/21) 1.400 quilos de sementes, sendo 300 kg de feijão, 600 kg de milho e 500 kg de amendoim para 238 agricultores familiares do município. A operação será executada pela Secretaria Municipal de Agricultura, que disponibilizará três equipes para realizar a distribuição nas próprias comunidades a fim de evitar aglomeração de pessoas.

A iniciativa faz parte do "Programa de Distribuição de Sementes" idealizado pela prefeita Tânia Yoshida (PSD) para suprir as carências dos pequenos agricultores do município durante esse período de pandemia, que tem trazido grandes prejuízos para a economia como um todo e dificuldades para a sobrevivência do setor.

Nessa etapa serão beneficiadas apenas as pessoas que se cadastraram junto à Secretaria de Agricultura, mas a prefeita avisa às famílias que não foram contempladas que procurem o órgão para se cadastrar e assim ficarem habilitadas para outros programas que serão desenvolvidos futuramente pela prefeitura.

A maioria das sementes distribuídas será destinada ao plantio de subsistência e outra parte da colheita vai seguir para a comercialização. A expectativa é de que as áreas plantadas sejam de aproximadamente 70 tarefas de amendoim, 140 tarefas de milho e mais outras 70 tarefas de feijão.

Os dois tratores contratados pela prefeitura para a preparação do solo em várias áreas do município destinadas à plantação dos grãos já concretizaram mais de 80% do serviço e deverão finalizar o trabalho até a próxima quarta-feira (dia 24), a fim de que fiquem aptos a serem cultivados.

Além de doar as sementes, a prefeitura vai ainda oferecer assistência técnica aos agricultores e prestar assessoria na comercialização dos grãos. E também está buscando suporte financeiro junto a outros órgãos do Estado envolvidos com a agricultura familiar, a exemplo da CAR, Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).

Fonte: ASCOM CJ (XIX/II/MMXXI)