Agricultores familiares de Conceição do Jacuípe recebem da Prefeitura sementes de feijão, milho e amendoim

Os 68 agricultores familiares do distrito do Oitizeiro inscritos na Secretaria de Agricultura foram os primeiros a receberem as sementes de milho, amendoim e feijão doadas pelo "Programa de Distribuição de Sementes" da Prefeitura Municipal de Conceição do Jacuípe, nessa segunda-feira (dia 22). Nesse primeiro dia ainda foram contemplados os agricultores do povoado do Bessa e do Loteamento João Paulo.

O secretário de Agricultura Raimundo Rocha acompanhou pessoalmente todo o processo de distribuição, salientando ter sido um esforço muito grande da prefeita Tânia Yoshida em promover a aquisição e distribuição das sementes para o São João, uma vez que toda a atenção do município está concentrada no combate e vacinação contra o coronavirus, cuja pandemia vem ganhando um crescimento exponencial em todo o país nesse mês de março.

De acordo com o secretário, a distribuição está prevista para ser concluída em todo o município nessa terça-feira (23), devendo o plantio ocorrer imediatamente uma vez que quase a totalidade dos terrenos destinados à plantação já foram preparados para receber os grãos. Além de doar as sementes, a prefeitura vai ainda oferecer assistência técnica aos agricultores e prestar assessoria na comercialização dos grãos, caso seja necessário.

Foram preparados kits de 2, 3, 5 e 6 quilos de sementes, sendo que cada agricultor recebeu a quantidade relativa ao tamanho de seus terrenos. Dona Tânia Maria, moradora do Oitizeiro há 17 anos, revelou que vai plantar na sua propriedade o necessário para a subsistência de sua família, mas pretende comercializar o excedente da safra.

No total, serão distribuídos 1.400 quilos de sementes, sendo 300 kg de feijão, 600 kg de milho e 500 kg de amendoim, destinados a 238 agricultores familiares do município. A expectativa da secretaria é de que sejam plantadas em torno de 70 tarefas de amendoim, 140 tarefas de milho e mais outras 70 tarefas de feijão.

Serão beneficiadas apenas as pessoas que se cadastraram junto à Secretaria de Agricultura, mas a Prefeitura alerta às famílias que não foram contempladas que procurem a Secretaria de Agricultura para se cadastrar a fim de que possam se habilitar para outros programas a serem desenvolvidos pelo município.