Pacientes de hemodiálise cobram melhores condições de transporte em Conceição do Jacuípe

Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos.

Todo este processo gera um grande desgaste para o paciente, além do desgaste provocado pelo deslocamento de uma cidade a outra, no caso de Conceição do Jacuípe, onde pacientes tem de sair de casa de madrugada, às 05:00h.

Assim, apesar de todos essas dificuldades, a prefeitura de Conceição do Jacuípe, resolveu agregar ao transporte dos pacientes de Hemodiálise, também os pacientes  da ANACOM (Quimioterapia), outro tratamento penoso, prejudicando ainda mais os de hemodiálise que prolongam ainda mais o seu retorno a residência.

O paciente de hemodiálise, não pode ficar em local quente, podendo acontecer coisas graves, como queda de pressão, regressão no processo de tratamento e até a morte, como relatou pacientes por nós entrevistado.

Devido a todas estas dificuldades, pacientes de hemodiálise de Conceição do Jacuípe, foram procurar o Ministério Público da cidade, nesta segunda-feira, 11 de março de 2019, porém, infelizmente não obtiveram êxito, mas registraram suas pendências no JacuipeNoticias.

Outra questão levantadas por eles, é o T.F.D. (tratamento Fora de Domicilio), valor que deve ser repassado aos paciente, porém, segundo eles, alguns recebem, com atraso, em quanto outros nem recebe.