Coronel participa de encontro de vereadores em Madre de Deus e diz que apagão não foi só elétrico: “Brasil vive hoje nas trevas”

Presidente da ALBA disse que “maus modos no Supremo, ontem, foi pior que a falta de luz”

Em um discurso contundente, na abertura hoje (22.03) do I Encontro dos Vereadores da Região Metropolitana e Recôncavo Baiano, o presidente da Assembleia Legislativa – ALBA, Angelo Coronel, disse que o apagão de ontem que levou o caos para milhares de cidades do norte e nordeste do país não foi só elétrico. “O Brasil vive hoje nas trevas. Nem durante a ditadura militar houve tanto obscurantismo. No mesmo dia em que os nortistas e nordestinos tiveram que reabilitar a vela, o fifó e o candeeiro, o Supremo Tribunal Federal – a mais alta corte de justiça do país e guardiã-mor da nossa sagrada Constituição – dava mais uma demonstração de maus modos e decrepitude”, disparou o presidente da ALBA.  

No evento de Madre de Deus, promovido pela União dos Vereadores do Brasil – UVB, e a convite da sua presidente, Edylene Lopes Ferreira, Coronel, disse que o entrevero entre os dois ministros do Supremo é mais um episódio que mancha a casa maior do judiciário brasileiro. “Dois ministros quase se estapeiam, reflexo de uma grave crise política em que justiceiros de toga demonizam a política e os políticos, para serem eles os ‘reformadores da natureza’. Já assistimos a esse filme na Alemanha nazista e bem sabemos que o final foi pavoroso. Querem fazer política? Tirem a capa e a espada e venham duelar conosco, nas urnas, disputando voto a voto, segundo o desejo do povo”, disse Coronel.   

Angelo Coronel defendeu a ideia de uma Constituinte para discutir as reformas política e tributário-fiscal. “Acho que é hora de uma Constituinte específica, porque o que acontece hoje é que todo mundo acha que tudo está errado, mas quem está dentro não quer absolutamente é mudar nada. A população exige mudanças da classe política. Enquanto ainda não temos uma Constituinte, comecemos por mudar a relação entre os poderes: mais harmonia, menos submissão”, pregou o chefe do Legislativo da Bahia.

PACTO FEDERATIVO

O I Encontro dos Vereadores da Região acontece até o próximo dia 24. As discussões do evento giram em torno da política na Bahia, com a participação de deputados federais e estaduais, prefeitos, representantes do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA), entre outras autoridades. Entre os palestrantes, além de Angelo Coronel, estão o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz; a deputada federal Alice Portugal; a secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador, deputada Tia Eron; e o deputado estadual Rosemberg Pinto, que falou sobre o petróleo na Bahia e a refinaria Landulpho Alves.   

O evento em Madre de Deus contempla palestras sobre o novo Pacto Federativo, a inclusão de jovens e mulheres na política e a importância de manter as contas públicas organizadas dentro dos aspectos legais, entre outros temas. O presidente da OAB-BA, Luís Viana, participará de uma mesa redonda sobre o tema “Contratações por Inexigibilidade”. No segundo dia da programação, na sexta, uma das palestras mais esperadas é a do presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da OAB-BA, Tiago Assis, com o tema “Comissão Parlamentar de Inquérito e Ato de Improbidade Administrativa praticado pela chefia do Executivo”. 

Edylene Lopes Ferreira disse que este I Encontro da Região Metropolitana e Recôncavo é mais uma tentativa de fortalecer a união entre os vereadores baianos. “O conceito de vereança precisa mudar. Só temos o ônus e nunca o bônus. As principais aflições da população chegam primeiro ao vereador, mas é necessário que possamos ter condições de agir. Com a valorização dos municípios, com a regulamentação do nosso pacto federativo, poderemos, de fato, compartilhar o exercício do poder. E os vereadores precisam estar unidos para realizarmos as mudanças necessárias ”, diz Edylene, vereadora pelo município de Serrinha.  

- Comente esta notícia dê sua opinião!
 Nome   
 Assunto do contato   
 E-mail   
 Mensagem   
 Endreço   

 

http://www.linkws.com

 
Comentários:

©2009 Jacuípe Notícias, todos os direitos reservados

Jacuípe Noticias