Em poucos minutos de chuva ruas de Conceição do Jacuípe alagam

Em uma rápida chuva acontecida na noite desta segunda-feira, 04 de janeiro de 2016, serviu para causar sérios transtornos aos moradores da Caiçara em Conceição do Jacuípe.

Infelizmente sempre aconteceram alagamento nesta região da cidade, porém o fato agravante desta vez, foi que uma obra da prefeitura pode ter gerado uma vulnerabilidade maior no local, causando assim um medo terrível sobre as próximas chuvas de chegarão.

Sabendo-se de antecedência do prejuízo com as chuvas, foi colocada uma barricada, tipo barragem, na entrada da Rua Caiçara, o que provocou um represamento das águas, que alagou casas na Rua da Igreja São Roque, os moradores improvisaram barricadas em suas casas, mas, mesmo assim tiveram prejuízos.

Barreira provocou um represamento das águas pluviais.

O fato previsível é que, apesar das obras do Baldez terem sido inauguradas, rua a rua pela prefeita, o básico e essencial não foi concluído ainda, que é o caso do escoamento das água pluviais, coisa que tentou-se atribuía a culpa a politos de gestões passadas e até mesmo a um empresário (Alfredo Wnsceslau) que cedeu sua propriedade para receber tais águas. (Click aqui e veja matéria de empresário).

Na precipitação de fazer propaganda política, certas falhas foram cometidas, como o exemplo destas fotos da pintura de um muro que provocou mais revoltas entre as pessoas prejudicadas.

Quanto a propaganda irreguar, como estamos em ano eleitoral:

Atenção, Cidadão: saiba como denunciar propaganda política irregular

Durante o período de campanha eleitoral que antecede as Eleições, é comum o cidadão encontrar pela cidade diversas formas de propagandas políticas. Entretanto, algumas delas não são permitidas e infringem a lei.
As denúncias de irregularidade nas propagandas eleitorais podem ser feitas por qualquer pessoa, diretamente às zonas responsáveis ou por intermédio da Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.

Para denúncias de propaganda irregular em locais públicos no interior do Estado, o cidadão deve dirigir-se à Zona Eleitoral do respectivo município.
É importante ressaltar que o cidadão que for denunciar a propaganda indevida deverá informar a descrição do ocorrido, apontando o local (rua e bairro), quando ocorreu, a qual candidato/partido a propaganda beneficia e, se possível, fornecer fotos e/ou vídeos que provem a irregularidade. Tudo o que o denunciante puder acrescentar será útil à averiguação.
As propagandas mais comuns encontradas nas ruas são faixas, cavaletes e pinturas em muros, essas e outras maneiras de divulgação política têm normas e leis que as regem, e para que a população saiba o que é ou não permitido, o TRE-BA lançou a Cartilha de Propaganda Eleitoral.

Depois do alagamento providencias urgentes foram tomadas pela prefeitura, como desentupimento de bocas de lobos, reinicio dos trabalhos de finalização da rede pluvial e promessas de ressarcimento de prejuízos aos cidadão.


©2009 Jacuípe Notícias, todos os direitos reservados

Jacuípe Noticias