Lixão de Coração de Maria Continua ativo e representando sérios riscos

O prazo para os prefeitos de todo o Brasil acabarem com os lixões e tomarem outras providências relacionadas à gestão do lixo produzido nos municípios que governam está próximo. Por determinação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos (nº 12.305/2010), os gestores municipais devem elaborar, até 2 de agosto de 2014, um plano de gestão integrada dos resíduos sólidos, focado no fim dos lixões e construção de aterros sanitários, além de implantar a coleta seletiva e promover a educação ambiental. A nova lei prevê ainda aos municípios regular o setor produtivo quanto ao manejo e disposição final dos resíduos e promover a inclusão social dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

Após o prazo, os prefeitos poderão ser responsabilizados judicialmente, inclusive, por prática do crime. A legislação atual prevê duras sanções aos gestores negligentes. A Lei n° 12.305/2010, o Decreto nº 7.404/2010 e a Lei nº 9.605/98 preveem sanções como multa e prisão para os gestores municipais que descumprirem a legislação atual. Mas a aplicação de tais penalidades depende da constatação de que a omissão do gestor é injustificada. As multas variam de R$ 5 mil a R$ 50 milhões e a pena de prisão prevista para o crime é de um a cinco anos de reclusão.

O lixão de Coração de Maria localizado na região da Agua Branca no Distrito do Retiro representa uma ferida aberta e incorre sérios riscos para todos, principalmente para as autoridades responsáveis.

Nossa equipe fez uma visita ao local nesta terça-feira, 03 de dezembro de 2013 e constatamos as condições do lixão que ainda esta ativo.

Falar que o lixão esta contaminando os mananciais de água da sua proximidade, e representa um serio risco para o meio ambiente com queima espontânea, contaminação do solo e da água são coisas redundantes, pois esses são justamente os motivos que levaram os lixões a serem substituídos por aterros sanitários como os de Feira de Santana.

Os fatos verdadeiramente agravantes são que o lixão ainda esta recebendo caminhões de lixo e em plena manhã, às 09:30h, encontramos uma família com crianças em idade escolar bem no topo do lixão cercadas de moscas, comendo frutas expostas a tudo tipo de contaminação, denotando um total descaso das autoridades competentes: Prefeitura, Conselho Tutelar, Ministério Público, ou outras que não estão cumprindo seu papel.

O braço água que passa pelo local possuem características diversas, em um local esta estagnado, em outro é usado por animais, porcos e gado e em outro usado para fazer a lavagem de roubas e banho.

O lixão de Coração de Maria aparentemente esta sendo usado para descarte de lixo domestico, com poucas ocorrências de material orgânico, também não foi visto o chorume aparente, mas em contrapartida não foi visto nenhuma segurança ou fiscalização no local, que é muito ermo, podendo a qualquer momento alguém fazer um despejo de material proibido toxico gerando uma tragédia, onde a prefeitura pode ser responsabilizada se não tomar medidas urgentes para prevenir isso.

 




©2009 Jacuípe Notícias, todos os direitos reservados

| Jacuípe Noticias |