Vereador Duda quebra voto de silêncio e quase outras coisas.

Alguns vereadores de Conceição do Jacuípe há algum tempo resolveram adotar a pratica do Voto de Silêncio, alguns recentemente, outros desde sempre. Não sabemos o motivo do voto, só temos suposições: Ordens superiores, falta do que dizer, medo de falar, etc.
Porém o Vereador Duda, na sessão deste dia 01 de setembro, resolveu falar!!!! Mas antes de dizer o que aconteceu falaremos do perfil deste vereador.
O Vereador Duda, assim que assumiu o atual mandato, sendo um dos dois únicos eleitos pela atual prefeita, a Vereadora Flávia foi a outra pessoa eleita na base da prefeita, porém hoje ela não pode ser considerada integralmente da situação.

Vereador Faixa preta de BerimbauEntretanto o Vereador Duda nunca deixou a base da prefeita e exerceu a função de líder da prefeita nos dois primeiros anos do mandato, e, diga-se de passagem, exerceu bem a função, defendendo os interesses da prefeita, sendo um contato direto dela com a Câmara. Certa ocasião ele usou tem tanta veemência na defesa do Executivo que chegou a quebrar a mesa da Câmara (Click aqui e relembre a materia), já faz dois anos e Duda não mudou.

Contudo na segunda parte de seu atual mandato ele foi eleito para compor a mesa, mas em contrapartida a prefeita o destituiu de sua função de Líder do Executivo, ficando este cargo vago , sendo esta função exercida putativamente pelo presidente da Câmara, isso segundo informações de um radiobabalista local (Radialista comprado para bajular autoridades). Porém na sessão da semana anterior, 25/08/11, o presidente da Câmara anunciou que o líder da prefeita era agora o vereador Nadinho, coisa esta que o Vereador Nadinho não reiterou na sessão seguinte, dizendo que não recebeu o convite, consequentemente não era o líder da prefeita.

Apesar disso nesta sessão do dia 01/09, Nadinho fez as vezes de líder da prefeita na Câmara e defendeu o Executivo das denuncias do Vereador Deiró.
Então!!! Não temos certeza, se movido por saudades da função de líder, por ciúmes de Nadinho, por amor a prefeita ou ainda antipatia ao vereador Deiró, o vereador Duda fez uso do púlpito, reclamando logo do Presidente da Câmara, pois ia responder ao Vereador Deiró e ele tinha saído, assim o presidente tinha de por ordem na Casa, fazer alguma coisa para que isso não acontecesse.
Neste ínterim entra o desejado de Duda, assim ele desabafa usando uma linguagem pitoresca:
- Para falar mau do executivo alguns botam até piruca!
- Me responda, onde é que a saúde não vai mal?
- Tire o óculos de couro para ver as obras da prefeita.
E até denuncias de que os policiais não estão apreendendo veículos, pois quando apreende, surge uma fila de políticos para tirar, porém não citou os nomes e disse que não iria citar.
Também ela acusou Deiró de fazer denuncias sem provas, mas não deixou Deiró responder ao seus desabafos.

Para um vereador responder a outro quando este esta discursando, só é possível com a autorização do mesmo, coisa que Duda não fez. Com isso o Vereador Deiró foi se indignando cada vez mais, até o final da sessão quando este se levantou dando inicio a discussão acalorada.

A discussão foi básica e sem agressão física, só com aquelas trocas de elogios conhecida: “Vagabundo”, “Me respeite”, etc.
Antes da discussão chegar aos tapas a turma do “Deixa disso”, o Vereador Nadinho no caso, afastou os dois, que foram dar entrevistas aos radialista presentes, inclusive um de Feira de Santana.
Episodio lamentável e constrangedor para a cidade. Não fizemos entrevista com os contendores, pois a resposta é sempre a mesma:
- O outro não presta e faltou com o respeito a mim, que não fiz nada de mais.

Entretanto e apesar de tudo isso é bom lembrar que outro vereador que também tem mantido o voto de silencio, o Vereador Burrego, na sessão passada disse que neste mês de setembro provavelmente ele vai voltar a falar.