Esgoto de residencial Minha Casa Minha Vida em Conceição do Jacuípe contamina Rio dos Cágados

Desde o ano de 2013, o JacuípeNoticias vem alertando para se ter cuidado com o Rio dos Cágados, em virtude a construção de 500 moradias próxima as nascentes deste rio importantíssimo para os produtores do Oitizeiro em Conceição do Jacuípe.

Pelo que constatamos neste dia 06 de abril de 2016, é que infelizmente estávamos certos quanto a contaminação que o rio iria sofre, pois em menos de dois meses de entrega das casas, os dejetos já estão sendo lançados no rio e já prejudicaram tanto o rio como produtores rurais.

A estação de tratamento de esgoto, ou não esta suportando a demanda, ou não esta funcionando, mas o fato é que constatamos que o esgoto esta correndo sem parar e saído fezes misturadas com a água, esta confirmação foi feita as 15:00h da tarde, onde os despejos são menores devido aos cidadãos estarem trabalhando.

 

Esta descarga de esgoto aumentou o volume do rio, contaminando mais terrenos que são produtivos, isso sendo agravado com os dejetos sólidos das fezes que estão de acumulando pelo caminho de declive, indo se fixar em nascentes do rio. O mau cheiro esta sendo sentido a mais de 600 metros do local.

Os agricultores não podem utilizar esta água contaminada na hortaliças, por questões obvias, forçando a diminuírem a produção e quando chegar o período de estiagem, não podendo usar a água do rio, com poços de vazão baixa, o resultado inevitável será a extinção do polo produtor do Oitizeiro em Conceição do Jacuípe.

- Em 2013, divulgamos uma reunião na prefeitura onde se tratou do tema, estranhamos que, a Secretária de Meio Ambiente, solicitou documentos sobre impacto ambiental, coisa que não existia, mas a obra não sofreu qualquer embargo. (click aqui e veja a matéria)

Fizemos varias matérias alertando, inclusive fizemos um vídeo no local declarando o que poderia acontecer.

Abaixo confira algumas matéria sobre este tema:

Produtores do Oitizeiro em Berimbau preocupados com possível degradação de nascente.

O fim do Rio dos Cágados de Conceição do Jacuípe

Alerta aos moradores dependentes do rio dos Cágados.


©2009 Jacuípe Notícias, todos os direitos reservados

Jacuípe Noticias