Contaminação do Rio dos Cágados afeta comercialização de produtos de Conceição do Jacuípe

O despejo de dejetos no Rio dos Cágados e sua lógica contaminação, já afetou a credibilidade dos produtos produzidos por Conceição do Jacuípe, não só o do Oitizeiro, mas toda a cidade acaba levando parte do dano, mesmo sendo abastecido por outro rio, como o Rio Seco, Jacuipe, Pojuca e também por poços.

Estivermos nesta sexta-feira, 08 de abril de 2016, com o Vereador Oseas no Oitizeiro e verificamos a preocupação dos produtores.

Eles abastecem suas hortas através da água do rio, que é captada através de presas (espécies de represas), que ficam à margem do rio, mas quando chegar uma chuva forte, que esta sendo esperada, a esjurrada, provavelmente, irá carregar todos os dejetos e acumular dentro dessas presas, prejudicando de vez o sustento das plantações.

 


Do Oitizeiro é possível ver o conjunto de casa Minha Casa Minha Vida, que se interpõe junto ao Rio dos Cagados.

Os produtos vendidos em grandes centros como Feira de Santana e Salvador, passam por vistorias e exames laboratoriais surpresas, assim vender ou fornecer produtos contaminados, incorrem em penalidades aos fornecedores, devido a esta provável contaminação, distribuidores de hortaliças já estão com receio de comprarem produtos da cidade.

 

Um produtor rural do Oitizeiro já relatou esta perca da confiança em seus produtos.

 

Agricultores que acompanharam o processo de implantação das casas e questionaram o esgoto em 2013, voltarão a se reunir para debater sobre o que fazer.

A embasa, depois das denuncias, emitiu uma nota sugerindo que a estação não tinha sido ainda ativada, porém ela estaria já em funcionamento nesta sexta-feira (click), fomos até esta estação de tratamento de esgoto, e verificamos que existe uma aparência de funcionamento, mas o Vereador Oseas vai fazer uma comissão de vereadores e entrar com um pedido a Embasa para verificar o funcionamento desta estação.


©2009 Jacuípe Notícias, todos os direitos reservados

Jacuípe Noticias