Porque interessa ao Executivo, a mesa diretora do Legislativo de Conceição do Jacuípe

Um projeto de lei aparentemente simples pode se tornar uma "queda-de-braço" entre a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, o Legislativo aprovou a matéria, mas o chefe do Executivo vetou e o texto voltou para os vereadores. 

Os parlamentares têm a oportunidade de derrubar o veto e manter a lei aprovada, mas para isso terão que se mobilizar, já que a derrubada de um veto do prefeito requer a chamada maioria absoluta, que reúne metade mais um do total de vereadores.

Fica formada a confusão. A prefeita irá trabalhar (entre os seus vereadores) para que o veto não seja derrubada, em contra partida, a oposição ira tentar o contrario, com a alegação de que o projeto e de interesse da comunidade.

Porque o veto? Se o projeto de lei foi discutido, votado e aprovado em plenário pelos vereadores? Porque foi contra a uma decisão dos vereadores? Realmente não era de interesse da comunidade?

No próximo mês, vence o mandato da atual mesa diretora, e teremos eleições Legislativa para o biênio 2019/2020, que com certeza esse pleito ira interessar em muito a atual prefeita de Conceição do Jacuípe. Pensando com os meus botões, pelo tempo que freqüento a Câmara Municipal, tenho autoridade de fornecer alguns palpites, principalmente com a convivência que tenho com a rotina da casa e com os parlamentares, que diariamente eu visito.

Espera se uma votação acirrada, e tenho quase certeza (salvo um engano) que serão lançados três nomes para essa disputa, sabendo-se que para uma composição de mesa diretora precisa de quatro vereadores (presidente, vice, primeiro e segundo secretario) respectivamente, então teremos 12 nomes engajados na disputa, certo?

Errado! Porque errado? Eu citei que a Prefeita terá interesse nessa escolha, portanto ela ira chamar os vereadores da base para que fiquem unidos em um único nome, a oposição irá fazer a mesma coisa, em torno de um único nome.

Meus cálculos me informaram que teremos um empate com cinco nomes para cada lado. Mas vocês irão me perguntar por que o empate com dez nomes se a Câmara se compõe de 13 vereadores?

Pela minha interpretação, eu encontro três nomes importantíssimos que poderão decidir o futuro pleito, tanto pelas suas atuações e desempenhos, quanto seus problemas pessoais.

A caçada aos votos será aberta, o jogo deverá começar principio do mês de dezembro, onde o poder de convencimento será marcante para a decisão da chapa vencedora.

Guardem estes números, a oposição tem 5 nomes certos, a situação também, o futuro da composição da mesa diretora esta nas mãos de 3 vereadores.

Quem viver verá!!

Helio Defaria
- Comente esta notícia dê sua opinião!
 Nome   
 Assunto do contato   
 E-mail   
 Mensagem   
 Endreço   

 

http://www.linkws.com

 
Comentários: