Coisas da política: “E agora José?”

Após verificar a nova demarcação limítrofes de Conceição do Jacuipe, fiquei abismado com o tamanho do qual nossa cidade foi reduzido.

Mesmo não sendo cidadão conjacuipense, sempre tive um certo interesse em conhecer a cidade que eu moro, sua historia, sua cultura, suas tradições e principalmente a sua dimensão territorial com os limites de outras cidades.

Em 2014, em uma entrevista ate então com o prefeito de Amélia Rodrigues (Toinho do PT) ele colocou em cima da mesa, o novo limite da cidade, verifiquei que nós íamos diminuir, então resolvemos por conta própria encontrar esses marcos demarcatórios, e, após ouvir explicações do hoje vereador Pedro Delegado, e, juntamente com o radialista e hoje futuro jornalista Jose Pereira da Silva (Quirino) a equipe do jacuipenoticias, fez uma pequena viagem, para conhecer esses marcos com a cidade de Santo Amaro que tudo indicavam estavam na estrada do Tanque de Senzala, começando desde a BA 084 ate o seu final no Posto Flecha, atravessando a BR 101 e prosseguindo ate o seu limite onde começava o município de Feira de Santana.

Nessa viagem encontramos vários indícios desse limite territorial, desde casas geminadas com dois recibos (um de Berimbau e outro de Santo Amaro), pessoas que queriam ser reconhecidas como moradoras aqui da cidade, historias contadas por residentes, marcos divisórios datado de 1952, enfim provas concretas desse limite territorial.

Aparentemente, nenhuma autoridade reconheceu nossa matéria, pois não se dispuseram a investigar (ou não acreditaram), e juntar como provas (na época ainda estavam discutindo a questão territorial junto ao SEI (Secretaria de Estado de Infraestrutura) e aconteceu o inevitável perdemos território, imaginem, nosso limite de referencia agora, é, a Granja Berimbau. O Posto São Luis, a Escola Municipal Gustavo Dutra, a empresa de postes Electra, pertencem ao município de Amélia Rodrigues, indo para esta cidade, população, eleitores e renda.

Não sei se ainda poderemos lutar para reverter essa situação, pois hoje em dia e tudo via satélite (GPS), mas deve existir documentos que comprovam na época da municipalização a marcação de limites territoriais, devem existir provas através de historias e fatos contados por moradores ainda vivos (afinal temos pouco mais de cinquenta anos) e, seus descendentes, temos que lutar ate em ultima instância para que Conceição do Jacuipe volte a ser grande.

Não quero discutir sobre os últimos fatídicos anos dessa atual gestora, pois coincidência ou não perdemos o maior bem que todos querem ter, o seu pedacinho de terra.

Links de materias abaixo:

Divisas de Conceição do Jacuípe uma historia de abandono.

Feita reunião com técnico da SEI sobre questão das divisas em Conceição do Jacuípe.

Iniciados os trabalhos de atualização de limites intermunicipais no território Portal do Sertão.

Prefeito Toinho do PT fala sobre questões das divisas entre Santo Amaro, Amélia Rodrigues e Conceição do Jacuípe.

Quem viver verá!!

 

Helio Defaria

-Comente esta notícia dê sua opinião!
Nome:

E-mail:

Comentário:
- Oferecimento: ID Profile, a identidade virtual que você precisava!
Nenhum comentrio foi postado via Jacuipe Notcias, seja o primeiro a comentar!

©2009 Jacuípe Notícias, todos os direitos reservados

| Jacupe Noticias