Igreja da Purificação é entregue em Santo Amaro

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação foi entregue reformada neste dia 07 de outubro de 2019, após ficar fechada por dois anos para obras de restauração. A Missa de reabertura será às 10h.

 

Durante o período em que estava fechada, a novena dedicada a Nossa Senhora da Purificação acontecia na praça da Purificação, em um palco montado pela prefeitura da cidade. As missas semanais e dominicais ocorriam na Igreja de Nossa Senhora dos Humildes, que também fica em Santo Amaro.

A reinauguração contou com a presença de autoridades do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do bispo da Diocese de Cruz das Almas, Dom Antônio Tourinho Neto e do pároco da Purificação, padre Raimundo Mário de Santana.

Festa
A festa da Purificação de Nossa Senhora é uma das maiores comemorações da Igreja Católica Romana, e é realizada no dia 2 de fevereiro. Ela fica atrás da Festa da Conversão de São Paulo, que acontece em 25 de janeiro. No Santo Rosário latino da Igreja Católica, o quarto Mistério Gozoso é a apresentação de Jesus no Templo.
A celebração da Purificação de Maria e também da Apresentação de Jesus no Templo, que ocorre no dia 2 de fevereiro, comemora um episódio de quando Jesus ainda era criança. Na Igreja Ortodoxa e outras Igrejas Católicas do Oriente, ela é uma das doze Grandes Festas e também é conhecida como Hypapante (literalmente “Encontro”, em grego), Candelária, Purificação da Virgem e Encontro do Senhor.