Dep. Laerte do Vando se congratula com moradores de Conceição do Jacuípe

Os 58 anos de emancipação política da cidade de Conceição do Jacuípe,, foi comemorado pelo deputado Laerte do Vando (PSC), que protocolou, na Assembleia Legislativa moção de congratulação pela passagem da data, celebrada no dia 20 de outubro. 

"Por volta do ano 1000, a região foi invadida por povos tupis procedentes da Amazônia, que expulsaram os habitantes originais tapuias para o interior do continente. O povoamento de origem europeia teve início no século XVII, quando portugueses instalaram engenhos de açúcar. Em 1898, com a instalação de uma casa comercial, formou-se o arraial de Baixa do Jacuípe. Em 1914, a cidade foi 'batizada' como Berimbau, devido à feirinha surgida em 1914. O local servia para a comercialização de pequenos produtos, sendo visitada por violeiros, pandeiristas e tocadores de berimbau", anota o parlamentar. 

A moção traz a informação que, no dia 30 de dezembro de 1953, foi assinada a Lei 628, transformando o povoado de Berimbau em Vila de Conceição do Jacuípe, e em 20 de outubro de 1961, o então governador Juracy Magalhães assinou a Lei 2456 que criou o município de Conceição do Jacuípe. 

Ao final, Laerte do Vando destaca que "Berimbau – como é popularmente conhecida - é famosa pelas suas festas juninas e sua cultura, também vasta e ligada ao berimbau e ao samba de roda. (Fonte ALBA)