Estudantes apresentam jogos matemáticos que facilitam a aprendizagem

Cada estudante aprende de uma forma. E a fim de promover maiores possibilidades de ensino da matemática em sala de aula a partir dos jogos matemáticos, os professores desta disciplina que atuam no Ensino Fundamental II estiveram na última quinta-feira, 26/09/19, na formação das Atividades Complementares, que contou com a participação de estudantes do Centro de Educação Básica da UEFS, o CEB, da Rede Municipal de Educação, e do Colégio da Polícia Militar, CPM, da Rede Estadual.

A ideia de trazer os estudantes para a formação é do professor Cristiano dos Santos, que atua no CEB e responsável por ministrar a formação. “Acho que a melhor forma de mostrar que algo tem um efeito positivo em sala de aula é com o próprio estudante, que conta como aprendeu e compartilha, ensina. Pessoalmente, acredito que aprendemos com nossos estudantes o tempo todo, é uma troca”, afirma.

Os jogos matemáticos consistem em atividades lúdicas que aliam a brincadeira ao pedagógico. Podem ser usados brinquedos, quadros, diários, tabelas... Diversas possibilidades para juntar a aprendizagem com a diversão.

“Aprender não é só abrir um livro e ler, existem muitas outras formas”, declara Isis Karoline de Sousa Maciel, do 7º ano do CEB, que participou como palestrante. “Hoje, eu mostrei como encontrar a “Constante de Kaprekar”, de forma lúdica. É importante variarmos as formas de ensinar para ficar mais fácil”, recomenda.

“Todo sujeito é diferente e aprende de uma forma diferente. Sendo assim, precisamos ter disponíveis mais de uma metodologia de ensino, tendo em mente que cada uma se adéqua ao aprendizado de um estudante. Os jogos são apenas mais uma dessas formas de facilitar o ensino, buscando facilitar a aprendizagem dos alunos”, defende Fernando dos Santos, coordenador das formações de matemática do Ensino Fundamental II da Secretaria Municipal de Educação.

Foto: Andreyse Porto