Gatos e cães estão sendo envenenados em Conceição do Jacuípe

Conceição do Jacuipe - Berimbau Conceição do Jacuipe - Berimbau
Conceição do Jacuipe - Berimbau

Neste mês de novembro de 2022, cidadãos moradores do Rio Seco perceberam que cães e gatos estão sendo envenenados nesta região.

Esta é a segunda ocorrência de envenenamentos neste ano.

Já existiram outras ocorrências em Conceição do Jacuípe. Confira neste link!

Envenenar animais é crime.

O responsável por esse ato pode ser enquadrado no crime de Crueldade contra Animais, que encontra respaldo legal na Lei de Contravenções Penais e Lei de Crimes Ambientais.

O responsável por esse ato pode ser enquadrado no crime de Crueldade contra Animais, que encontra respaldo legal na Lei de Contravencoes Penais e Lei de Crimes Ambientais (Lei 3688/41, art. 64 e Lei 9605/98, art. 32). No caso da venda do chumbinho, o crime é Contra a Saúde Pública (art. 273 parágrafo 1º-B, inciso I e IV do Código Penal).

Sintomas: como reconhecer um gato envenenado?

Diversas substâncias podem levar ao envenenamento de um gato, sendo que cada uma delas afeta o organismo de maneira diferente. Isso significa que os indícios podem variar muito de uma substância para outra. Entretanto, fique atento ao observar um ou mais desses sintomas de gato envenenado:

  • Salivação excessiva;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Dor abdominal;
  • Dificuldade respiratória;
  • Convulsões;
  • Perda de consciência,
  • Alterações motoras.

Se depois de conferir os sintomas de envenenamento em gatos você suspeitar que o pet realmente foi envenenado, procure uma clínica de pronto-atendimento imediatamente. A falta de atenção médica pode levar a consequências graves e até mesmo ao óbito.

Primeiros-socorros

Ao suspeitar de gato envenenado, o primeiro ímpeto de muitos tutores é tentar induzi-lo ao vômito, mas saiba que isso não é recomendado. No caso de substâncias corrosivas, por exemplo, a indução do vômito aumenta o risco de lesões, além da intoxicação. 

Em vez disso, procure um veterinário 24 horas para atendimento imediato. Quanto mais rápido você agir, melhor será o prognóstico para o amigo de quatro patas. Não perca tempo!

Farmácia MultiMais em Conceição do Jacuipe - Berimbau
Conceição do Jacuipe - Berimbau
Conceição do Jacuipe - Berimbau
Conceição do Jacuipe - Berimbau - Comfestas
Conceição do Jacuipe - Berimbau - Sandalias