Conceição do Jacuípe tem um dos maiores parques de vaquejada da Bahia

Deste ano de 2017 em diante, a vaquejada que foi elevada a patrimônio cultural imaterial do pais, tem tudo para crescer e Conceição do Jacuípe tende a ser bem beneficiada com a existência do Parque Manoel Armindo em suas terras.

Como pode ser visto pelas imagens aéreas, é um local amplo, bem organizado e com uma logística fenomenal, em Conceição do Jacuípe, quase na divisa com Amélia Rodrigues e bem a margem da BR-101.

 

Com a tentativa de acabar com as vaquejadas, um grupo foi formado para manter a cultura nordestina, dentre este grupo estava Armindo (click), que juntamente com os demais Participaram da implementação da lei que viabilizou a vaquejada (click).

A lei foi aprovada em novembro de 2016, por esse motivo neste ano de 2017 uma mine vaquejada já pode ser realizada no parque.

 


Armindo e a lei aprovada abaixo:

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI Nº 13.364, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2016.


Eleva o Rodeio, a Vaquejada, bem como as respectivas expressões artístico-culturais, à condição de manifestação cultural nacional e de patrimônio cultural imaterial.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o Esta Lei eleva o Rodeio, a Vaquejada, bem como as respectivas expressões artístico-culturais, à condição de manifestações da cultura nacional e de patrimônio cultural imaterial.

Art. 2o O Rodeio, a Vaquejada, bem como as respectivas expressões artístico-culturais, passam a ser considerados manifestações da cultura nacional.

Art. 3o Consideram-se patrimônio cultural imaterial do Brasil o Rodeio, a Vaquejada e expressões decorrentes, como:

I - montarias;

II - provas de laço;

III - apartação;

IV - bulldog;

V - provas de rédeas;

VI - provas dos Três Tambores, Team Penning e Work Penning;

VII - paleteadas; e

VIII - outras provas típicas, tais como Queima do Alho e concurso do berrante, bem como apresentações folclóricas e de músicas de raiz.

Art. 4o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 29 de novembro de 2016; 195º da Independência e 128º da República.

MICHEL TEMER
Alexandre de Moraes

 Nome   
 E-mail   
 Mensagem   

 

Comentários:
Parabéns Armindo por ter representado tão bem a nossa cultura. Que está seja apenas a primeira de muitas vitórias. Nos veremos em breve na próxima Vaquejada.
Rafael Souza

©2009 Jacuípe Notícias, todos os direitos reservados

Jacuípe Noticias