Os caminhos para se ter água em Conceição do Jacuípe

Com o período de estiagem, o verão e a redução das chuvas, a oferta de água reduz em toda região. É sempre a mesma preocupação com a água, principalmente em uma cidade que utiliza muito esse recurso para a irrigação.
Este problema, segundo a Embasa, será resolvido com a ampliação da oferta da água, este é um grande projeto que contempla a ampliação de toda a rede.

Este projeto de ampliação da Embasa esta caminhando com a substituição das adutoras, antes de 250mm, para uma nova rede de 400mm. Como verificamos nesta quinta-feira, 30 de janeiro de 2014, a tubulação esta na Estrada da Volta, nas imediações da Fazenda Guimarães em Amélia Rodrigues. Lembrando que a estação de tratamento em Amélia Rodrigues também tem de ser ampliada.

Enquanto a Embasa não melhora o serviço, muitos usuários em Conceição do Jacuípe, desistem do sistema e cavam seus próprios poços, isso até bem no centro da cidade.

Existe um sistema, como o de Quitinho (Tel.: 75. 9138-9075), poço artesiano cavado de forma manual. Na cidade a agua é encontrada a uma profundidade media de 20 metros, podendo aumentar de acordo com o local.

Ainda poços podem ser cavados com maquinas ou também da forma tradicional usando manilhas, porém neste mesmo dia, 30/01/14, esse tipo de técnica levou um trabalhador a óbito no Bessa de Conceição do Jacuipe.

Esse é um método rustico e arriscado, onde os trabalhadores cavam o buraco do poço e depois descem a grandes profundidades sentados em um equipamento parecido com um balanço (como na foto acima), isso gera muitos perigos para o trabalhador, desde asfixia até soterramentos.

Neste verão e com as constantes falta de água, o conselho da Embasa é sempre o mesmo: Tenha um reservatório de água para passar pelo período de falta.
Com tudo isso em Conceição do Jacuípe, trabalhadores tem suprido esta lacuna da Embasa levando água até as residências pelo preço atual de R$ 20,00 por cada mil litros. Como é o caso do amigo Piano tel.: 75 – 9198-0811

-Comente esta notícia dê sua opinião!
Nome:

E-mail:

Comentário:
- Oferecimento: ID Profile, a identidade virtual que você precisava! www.idprofile.org .
Nenhum comentário foi postado via Jacuipe Notícias, seja o primeiro a comentar!



©2009 Jacuípe Notícias, todos os direitos reservados

| Jacuípe Noticias | ID