A Rocinha já tem vacinha contra aftosa, campanha começa sábado 1º de maio na Bahia

A ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), que responde pelo serviço veterinário oficial, setores governamental e de produtores, para ratificar a responsabilidade compartilhada da vacinação contra a doença, balizadora para as exportações de um país, pela possibilidade de afetar rebanhos inteiros e dizimar a economia, caso não sejam adotadas medidas de controle e prevenção.

A Bahia se mantém livre da doença há 24 anos através de duas etapas de vacinação anual e a primeira delas, em 2021, terá início no próximo sábado (01/05/21).

Campanha

A Bahia já preparou todo esquema de vacinação contra Febre Aftosa. A Campanha entre 01 e 31 de maio é destinada aos bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias e a previsão é imunizar cerca de 10 milhões de animais.
Porém a ADAB lembra que o processo de vacinação só será encerrado após a declaração efetivada pelo produtor, que pode ser através do site www.adab.ba.gov.br, escritórios físicos da autarquia instalados nos territórios, nas revendas agropecuárias e sindicatos rurais. Após a vacinação, o prazo é de até quinze dias para que os rebanhos sejam declarados.

Vigília

Mesmo com a retirada da vacinação, a Febre Aftosa continuará sendo combatida na Bahia, ou seja, a vigilância contra a enfermidade deve ser permanente.

 “A expectativa é que não mais aconteça a vacina, a partir de 2023, porém serão adotados outros métodos que ajudarão a manter nosso território distante da doença, a exemplo da rastreabilidade e controle de trânsito de produtos agropecuários, geolocalização de propriedades, entre outras responsabilidade, enfim, é uma responsabilidade compartilhada do serviço veterinário oficial e produtores em prol do rebanho e da produção agropecuária da Bahia”, arremata Maurício.

Cpm informações da ADAB